Mensagem

O ESPIRITO DA PROMESSA

MSG 1014 = 10/10.2024

     
      Centenas de anos antes da vinda de Jesus, Deus já havia prometido que daria um novo coração ao seu povo (Ez. 36: 26-27). Essa promessa, foi cumprida depois da ascenção de Jesus, quando os apóstolos estavam reunidos no dia de Pentecostes (At. 2: 1 a 4). A partir daí,  os seguidores de Cristo passaram a se dividir, espiritualmente, em duas situações, ou seja, aqueles que já foram batizados com o Espirito Santo, e aqueles que ainda não passaram por essa experiência. O batismo com o Espírito Santo, capacita o cristão a vencer os desafios colocados por satanás, para impedir que sejam salvos, já que é quase impossível entrar no reino de Deus, para o que não foi batizado. Jesus advertiu disso quando foi abordado por Nicodemos, um fariseu, príncipe dos judeus. Veja o texto:

      “... Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. ... aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.” (Jo. 3: 3 e 5).

       Ver o reino de Deus significa ser salvo no Paraiso. O Senhor declara que é necessário que além da pessoa ter nascido de maneira natural, como conhecemos, para ser salva ela precisa de um novo nascimento, ou seja, o nascimento do espírito. Esse nascimento só se verifica para aquele que foi tocado pelo Espírito Santo, e teve o censo de julgamento mudado, passando a entender a vontade de Deus, contida nas Escrituras. Isso acontece quando, depois de aceitar a Jesus como seu único e exclusivo salvador, a pessoa é tocada pelo Espírito de Deus, que perdoa parte de seus pecados diante do arrependimento, e muda o entendimento na hora, e passa a entender corretamente a vontade do Senhor (At. 9: 1 a 5). Portanto, quem não passou por essa experiência vê as Escrituras segundo a visão da sabedoria do mundo, e muitas vezes não alcança a visão correta da vontade de Deus, pois não foram ainda ungidos pelo Espírito de Deus. O Espírito Santo é uma promessa de Deus que foi cumprida no dia de Pentecostes, para levar as pessoas à salvação. Ele faz parte do plano de salvação, e foi revelado antes da vinda de Jesus, como está contido nas Escrituras. Eis o texto:

       “ E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, ...  E ... todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o Senhor, e entre os sobreviventes, aqueles que o Senhor chamar.” (Joel 2: 28 e 32).

       Esse texto se refere aos últimos tempos, e mostra que o Espírito Santo não vai sair da terra, no tempo da grande tribulação, como muitos ensinam. Mostra também que o Espírito Santo só vem sobre aquele a quem o Senhor chama, ou seja, sobre os escolhidos do Senhor. É ele quem nos guia em toda a verdade, evitando que o diabo venha a nos influenciar fazendo-nos perder a salvação. Sem ele, o cristão pode conhecer as Escrituras, mas não conhece o poder de Deus, e está facilmente vulnerável às astúcias do inimigo. Esta é a razão pela qual Jesus não deixou que os discípulos saíssem a anunciar o evangelho antes do batismo espiritual, ou seja, antes do batismo com o Espírito Santo. Nas decisões que precisamos tomar, no dia a dia da vida, é possível notar uma visível diferença entre quem foi batizado com o Espírito Santo e quem não foi. Certamente por isso, as Escrituras mostram que ele é indispensável para nos capacitar a vencer as dificuldades que surgem nos caminhos da salvação (Lc. 3: 16).

Que o Senhor a Quem servimos possa falar melhor ao seu coração.
 
                                                    Natanael de Souza
 
Obs.
       Compartilhe essa mensagem com outras pessoas.