Mensagem

O ENGANADOR

MSG 898 = 01/11/2022

       Muitos fatos marcantes que ocorreram com Jesus, não foi apenas para testificar que ele era o Filho de Deus. Eles ficaram registrados para nos servir de ensinamento em situações semelhantes. Um deles, foi o envio de Jesus para ser tentado no deserto, exatamente no momento em que ele havia saído das águas do batismo, confirmado pelo Espírito Santo em voz audível, e em alto grau de consagração (Mt. 3: 17). Observando a maneira em que eles aconteceram, podemos distinguir claramente as atitudes que devemos tomar em situações semelhantes que acontecem hoje.  A única diferença dos tempos atuais é o fato de hoje o diabo atuar através de sugestão mental, emitindo pensamentos envenenados e mudando nosso sentimento. Mas Deus já colocou recurso à nossa disposição para evitar isso, através da unção que o Espírito Santo deixa em nós quando acontece o novo nascimento. Com ela podemos perceber as armadilhas satânicas, e evitar que satanás tenha sucesso. Veja uma das propostas feitas a Jesus no sentido de o enganar. Eis o texto:

      “E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe, num momento de tempo, todos os reinos do mundo. E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória, porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero..” (Lc. 4: 5-6).      
  
       Ofertas semelhantes a essa têm sido feitas com frequência, em cima daqueles que lideram as igrejas cristãs. Satanás as tem feito disfarçadamente, através de sugestões mentais trazendo atitudes que parecem vantajosas, mas embutida nelas vem a transgressão da Palavra do Senhor. É o que ele usa para levar o servo de Deus a gerar um novo caminho, que aparentemente é bom, mas com fim desastroso (Pv. 14: 12). Essa é a razão de existir muitos cristãos vivendo um evangelho de conteúdo frágil, correndo o risco de ser extremamente prejudicados em sua salvação, se tiver de enfrentar uma prova de fogo (I Co. 3: 10 a 15). Geralmente as sugestões satânicas têm início quando a vítima começa se julgar sábia aos seus próprios olhos, deixando para atrás a advertência do Senhor para não fazer isto (Pv. 3: 7). A mente da pessoa alcançada chega ao absurdo de admitir que as Escrituras estão erradas. Jesus nos advertiu no sentido de evitar isso. Veja o que ele disse aos discípulos que se deixavam levar pelo desejo de dormir enquanto ele orava. Eis o texto:

     “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.” (Mt. 26: 41).

       O Senhor mostrou, então, que o enganador entra pelos desejos carnais. Portanto, depende muito de nós aceitar ou não as ofertas do inimigo. Esse é o motivo pelo qual necessitamos ser prudentes e valentes ao mesmo tempo. Prudente para examinar se o que parece ser bom vem de Deus; e valente para não excitar em tomar as atitudes necessárias quando for preciso. Muitos líderes que já foram maravilhosamente usados por Deus, caíram nas astucias do diabo, por terem fraquejado e aceitado as ofertas do enganador. Alguns disfarçam, fazendo de conta que estão em pé diante do Senhor. Mas a verdade aparece quando eles tentam pregar a Palavra de Deus. Isto porque o primeiro sinal de caída é a perca da unção que o Espírito Santo concede (I Jo. 2: 27). Portanto, irmão, tome por princípio nunca se achar sábio aos seus próprios olhos; e, copiando o comportamento de Daniel, procure rejeitar o que vem da mesa do rei (Dn. 1: 18). Lembre que a maior riqueza que podemos conquistar é a salvação, e não o dinheiro ou posição social.
 
       Que o Senhor a quem servimos possa falar melhor ao seu coração.
 
                                                  Natanael de Souza