Mensagem

O DESTINO DA ALMA

MSG 931 de 25/07/2023

     É grande o número de pessoas que se decepcionam quando morrem, e descobrem que vão continuar sofrendo nos domínios do inimigo, até que o Senhor os chame para uma segunda chance de salvação (Hb. 9: 27 e Ap. 20: 12-13). É evidente que, já em vida espiritual, elas se arrependem de haver menosprezado as advertências de Jesus, em cumprir corretamente os mandamentos do evangelho. Veja as explicações do Senhor sobre a alma do rico que morreu, e se achando no inferno, clamou a Pai Abrahão, pedindo que mandasse Lázaro avisar a seus irmãos sobre a realidade do que acontece. Eis o texto:
      “E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai, Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento. (Lc. 16: 27-28).   
       Esse texto mostra que sua alma estava arrependida por não ter obedecido a vontade de Deus contida nas Escrituras. Certamente, situação semelhante a essa tem acontecido com muita gente, já que a grande maioria não é ensinada a levar em conta que Jesus promete a salvação, mas o tempo pertence exclusivamente a Deus (At. 1: 6-7). Portanto, quem crer e for batizado será salvo, mas o tempo em que isso vai acontecer, depende das nossas obras e frutos de nossas ações. É Deus quem julga e define o destino dela, segundo o que cumprimos da Palavra trazida por Jesus (Jr. 17: 9-10). Assim, quando sabemos o evangelho e não praticamos, descobrimos, já depois de mortos, que a não observância das advertências do Senhor, impede nossa alma de ser levada aos céus, e a faz permanecer nos domínios satânicos. Nesse caso, o sofrimento que vem depois da morte pode ser muito maior do que aquele que passamos em vida. Por isso, não basta praticar a Palavra do Senhor superficialmente, e alimentar a esperança de ir para os céus logo depois que morremos, pois o tempo em que vamos alcançar a salvação depende do que cumprimos da Palavra do Senhor aqui. Veja o que disse Jesus. Eis o texto:
      “Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia.” (Jo. 12: 48).
       Rejeitar o Senhor significa saber da sua vontade e não atender o que ele mandou. Portanto, quem quer ver sua alma salva logo depois da morte, deve praticar integralmente os mandamentos do Senhor, inclusive aqueles que exigem negar nossa própria vontade (Mc. 8: 34). Quem sabe da vontade do Senhor e não a pratica, pode alcançar a salvação; mas vai passar nos domínios de satanás por centenas de anos, até vir o julgamento dos mortos (Ap. 20: 11-12-13). Isso quer dizer que a promessa de Jesus é cumprida, mas o tempo em que isso vai acontecer depende de nossa obediência em fazer o que ele mandou (I Co. 3: 10 a 15). Por isso, não devemos nos deixar enganar. Nosso sacrifício em viver na prática do evangelho, é o fator que define o destino de nossa alma. Muitas vezes somos criticados ou até escarnecidos por viver na obediência dos mandamentos do Senhor; mas a recompensa vem na hora certa (Mt. 10: 42).
       Que o Senhor a quem servimos possa falar melhor ao seu coração.
 
                                                       Natanael de Souza