Mensagem

O CAVALO BRANCO

MSG 597 - 16-06-2018

     Numa visão totalmente particular, certo pregador dizia que, apesar da cor branca representar pureza, no caso do cavalo branco - citado no capítulo 6 do Apocalipse -  estavam enganados aqueles que o interpretavam como sendo Jesus, e que o verdadeiro significado desse símbolo era a figura do anticristo, tentando enganar o povo. Esse tipo de visão foi exposto diante de centenas de pessoas, e ainda publicado em vídeo.  Respeitamos o direito de cada um, mas queremos expor nosso ponto de vista sobre essa simbolização, depois de examinar as Escrituras.  Veja o que disse o apóstolo João, ao relatar os fatos. Eis o texto:

      “... Vi, então, e eis um cavalo branco e o seu cavaleiro com um arco; e foi-lhe dada uma coroa; e ele saiu vencendo e para vencer.” (Ap. 6: 1). 

       Ao afirmar que o cavaleiro saiu vencendo e para vencer, ou seja, com a predeterminação da vitória, o texto deixa claro que não se trata de uma vitória temporária como vai ser o caso do anticristo, que reinará por apenas três anos e meio (Dn. 9: 26-27). Por isso, é de se considerar que somente Jesus teve aqui uma vitória definitiva, já que ele foi o único filho de mulher que feriu a cabeça da serpente, ou seja, venceu o diabo e restaurou o reino da terra, abrindo o caminho para nossa salvação (V. Gn. 3: 15 e Ap. 5: 4-5).  Portanto, a predeterminação da vitória dada à força espiritual que montava o cavalo branco, é um sinal que simboliza Jesus, cujos feitos representam um marco único ao longo da história humana, e não apenas uma vitória temporária.  

      O texto deixa ainda a indicação de que os quatro cavalheiros não eram indivíduos, mas forças ou potestades espirituais. Isso pode ser observado no quarto cavalo que não vem montado pelo diabo, mas sim pelo espírito morte, que é sua força principal (Jo. 10: 10). No caso do cavalo branco, essa força se refere ao evangelho de Jesus, como um dos componentes do reino de Deus que passou a estar entre nós (Mt. 10: 5-7). Quando o texto diz que a ele foi dada uma coroa, temos aí uma referência direta à coroa de espinhos dada a Jesus por anunciar o evangelho entre nós (Mt. 27: 29).

       Finalmente vem o arco que o cavaleiro trazia. É arco sem flecha. Portanto, simboliza aliança e não guerra. O arco é o sinal da nova aliança que Jesus fez para edificar sua igreja em novas bases. Ele traz esse símbolo desde os tempos antigos. Veja o que Deus disse para Noé. Eis o texto:  

      “... Este é o sinal da minha aliança que faço entre mim e vós e entre todos os seres viventes que estão convosco, para perpétuas gerações: porei nas nuvens o meu ARCO; será por sinal da aliança entre mim e a terra. “(Gn. 9: 12-13).

       O arco sem flecha é o indicativo da nova aliança que Jesus passou a firmar com nós como seus seguidores. É através do cumprimento fiel dessa aliança que alcançamos a salvação.

       Portanto, o cavalo branco representa o evangelho de Jesus, e jamais o anticristo.       Não fazemos aqui um julgamento pelo que nós achamos; mas pelo que está indicado nas Sagradas Escrituras, a fim de que as pessoas possam refletir a respeito, e tirar suas próprias conclusões.


       Amigo, siga o conselho de Jesus. Examine as Escrituras (Jo. 5: 39). Fazendo isso, certamente você vai sentir que o Espírito Santo fala ao seu coração.
 
       Que Deus nos conceda força e poder para vencer todas as coisas.
 
                                                             Natanael de Souza