Mensagem

O Alvo Certo

MSG 016 = 28/02/2008

“... nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. ” (Ef. 6: 12).

       É muito comum termos de lutar com algum tipo de sofrimento aparentemente invencível. Na saúde, na família, ou na situação financeira, invariavelmente todas as pessoas padecem de algum tipo de problema, onde suas forças parecem insuficientes para vencer.

        Se procurarmos compreender a razão disso, partindo do princípio da existência humana, é possível concluir que Deus não criou o homem para viver em angústias infindáveis, apesar de ter dado a ele o direito de escolher seus caminhos. O plano original de Deus para nós foi de uma vida plena de gozo e realizações (Veja Ez. 28: 13-14). Portanto a resposta óbvia que encontramos para a existência das nossas dores morais e físicas é o fato do homem ter perdido a comunhão com Deus, no mundo espiritual, quando pecou pela primeira vez (Veja Ez. 28: 15-16).

        As Escrituras mostram que nossos sofrimentos tiveram origem aí (Gn. 3: 15), e são alimentados por agentes malignos, com planos destruidores. O Senhor Jesus confirmou isso quando, comparou o diabo com o ladrão, disse:

        “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. ” (Jo. 10: 10).

        No entanto, nem tudo está perdido, já que a misericórdia do Criador é infinita. Mesmo o homem tendo errado e contraído o mal, o plano de Deus prevê um mundo de justiça e paz para aqueles que se esforçam com sinceridade, buscando obedecer aos mandamentos do Evangelho (Veja Ml. 4: 2 + Is. 65: 17 a 25). Mas para chegar lá, temos que usar das armas que Jesus conquistou para nós, com sacrifício de seu próprio sangue.

        Observem o versículo transcrito no inicio desta mensagem. O apóstolo Paulo, como portador das grandes revelações de Jesus, aponta para a direção certa que devemos lutar. Ele adverte de que o alvo correto de nossas lutas são seres espirituais e não físicos. E vai mais longe, declarando que são espíritos de alto poder nas esferas celestes, que dominam sobre o mundo.

        Com toda certeza, é esse tipo de força que prevalece na vida de muitas pessoas fazendo surgir doenças incuráveis, mortes, destruições familiares, falência financeira, e todos os tipos de infortúnios que tem assolado milhares de vidas. Em outras palavras, Paulo está dizendo que teremos a vitória integral, cortando o mal pela raiz, se enfrentarmos o poder dos inimigos com as armas da Palavra de Deus. Sabemos que Paulo foi o apóstolo dos gentios (povo não judeu), e venceu por sua grande fidelidade aos mandamentos de Jesus. Mas em suas batalhas ele usava a Palavra de Deus como arma poderosa. Veja sua declaração:

        “...as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo, ” (II Co. 10: 4-5).

        Portanto, amigo, procure conhecer e praticar os ensinos de Jesus, e certamente você será vencedor na batalha da vida. Uma vez fortalecido no poder de Deus (Ef. 6: 10), você reunirá condições para lutar contra os principados que dominam o mundo espiritual, e poderá rejeitar a idéia de ser obrigado a conviver com eles. E assim você será alcançado pelas promessas que Deus tem para aqueles que são determinados e fiéis (Veja Sl. 91: 9 e 10).

             Que o Senhor te abençoe e te guarde.