Mensagem

O ABISMO

MSG 1011 = 28/09/2024

       Pouco se fala na existência do abismo, e muitos acham que ele é o inferno. Mas as Escritura mostram que há diferença entre os dois. O inferno compreende os domínios de satanás, abrangendo desde a superfície da terra, até os limites do terceiro céu, e onde as almas sofrem com o fim de se purificar de seus pecados. O abismo, é a prisão eterna, para os espíritos que rebelam conta Deus, de onde só sairão no dia do Juízo (Ap. 20: 12-13). Os primeiros a serem presos no abismo foram Adão e Eva, que rejeitara a habitação ofertada por Deus (Jd. 1: 6). Mas após esses, vieram outros, ou seja, os que rejeitaram ao Senhor nos tempos de Noé. Jesus, nos três dias após sua morte, antes da ressureição, pregou para eles (I Pd. 3: 18-19-20). O abismo é o terror dos espíritos maus, que estão no inferno, visto que eles temem ser mandados para a prisão das trevas, muito pior que ficar vagando, mas soltos. Veja o que eles disseram para Jesus, quando foram abordados na terra dos gadarenos. Eis o texto:

      “... Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Peço-te que não me atormentes. ... Porque tinha ordenado ao espírito imundo que saísse daquele homem; ...  E rogavam-lhe que os não mandasse para o abismo.” (Lc. 8: 28-29-31).

      Isto deixa claro que o abismo é pior que o inferno, pois enquanto nesse eles são escravos de satanás, mas estão soltos, no abismo eles não veem a luz, e jamais sairão até o dia do Juízo final. Portanto, o abismo é uma instância pior que o inferno, e os demônios que atormentavam o homem dos gadarenos, sabiam disso. Assim, o inferno é apenas os domínios do inimigo, onde as almas sofrem para se purificar de seus pecados, e onde cada um é alocado num ponto mais baixo ou mais alto do céu, segundo suas obras (Jr. 17: 10). Mas o abismo é onde Deus pune aqueles que, por seu livre arbítrio, o desobedeceram, e foram considerados rebeldes, numa clara demonstração de que não querem ser a imagem e semelhança do Criador. Eles sofrerão o dano da segunda morte. No Juízo final eles se tornarão um verme, e no tempo da Nova Jerusalém  serão vistos como um verme. Veja o texto:

      “Sucederá que ... virão para me adorar ...diz o Senhor. E sairão e verão os cadáveres dos homens que se rebelaram contra mim, porque o seu verme nunca morrerá nem seu fogo se apagará, e serão abomináveis a todos os homens” (Iz. 66: 23 - 24).

       Esse é o destino daqueles que se rebelam contra Deus. Muitos duvidam que Jesus pregou para eles. Mas precisamos considerar que a vida em espírito é tão real quanto a vida no corpo. A última instancia para castigo dos rebeldes é o lago de fogo, pior ainda que o inferno e o abismo. Nele serão extintos todos os outros que prevaricaram contra Deus, inclusive o falso profeta. Existem principados malignos que sabem de seu destino. Mas eles não podem desobedecer ao diabo e recusar as ordens que vêm dele. Isso acontece com muitas pessoas de alta sabedoria, que morrem sem salvação, e são mandadas pelo diabo. No mundo espiritual, quando satanás as convoca, elas o podem rejeitar, porque quem não consegue ser salvo, se torna totalmente escravo, já que é ele quem ainda manda no reino espiritual que lhe foi entregue, no tempo da rebelião de Adão e Eva, e esse domínio só cessará quando Jesus voltar e o prender por mil anos (Ap. 20: 1-2).

      Que o Senhor a quem servimos possa falar melhor ao seu coração.
 
                                                       Natanael de Souza
 
 
Obs.
     Mande essa mensagem a outras pessoas.