Mensagem

NOVA ALIANÇA

MSG 974 = 02/04/2024

Na maioria dos grupos de cristãos a pessoa é ensinada a viver na esperança de ser salva, apenas com o batismo nas águas, sem completar a aliança de sua profissão de fé, com o batismo com o Espirito Santo.  Elas não consideram que esse representa a resposta de Jesus, indicando que fomos aceitos para viver em uma nova aliança, na qual, de um lado praticamos seus mandamentos; e de outro lado ele nos salva, levando nossa alma ao paraíso no momento em que morremos. O engano de achar que podemos ser salvos sem o batismo com o Espírito Santo, leva o Senhor a nos rejeitar, declarando que nunca nos conheceu. Veja o que Jesus nos advertiu. Eis o texto:

      “Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? ... E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.” (Mt. 7: 22-23).

       Cometemos iniquidade quando cumprimos as Escrituras parcialmente. Isso acontece quando desprezamos, o batismo com o Espirito Santo, concedido pelo próprio Jesus; e o batismo com fogo que significa vencer os desafios que surgem quando nos propomos a seguir ao Senhor (Mc. 8: 34). No caso desse último, só conseguimos vencer quando temos confirmado o segundo batismo, visto que é ele que nos traz a unção do alto para lutar (At. 1: 8). Portanto, nenhum cristão pode prescindir dos dois batismos de caráter espiritual, sob pena de não alcançar a salvação. Na verdade, se não temos a confirmação do Senhor, ele não nos reconhece. Esse engano, cometido por grande parte do povo, tem impedido milhões de almas de entrar na salvação prometida por Jesus, e demonstrada através do que ele fez com o ladrão arrependido nos últimos momentos da cruz. O ladrão não teve tempo de ser batizado. Mas Deus planejou assim, para mostrar o valor do arrependimento, que pode acontecer conosco até mesmo nos últimos minutos da vida.  Entretanto, quando temos tempo, ele exige o batismo como preparação para lutar, declarando que temos de crer e ser batizados (Mc. 16: 16).  A necessidade do batismo com o Espírito Santo foi mostrada pelo Apóstolo Paulo, quando chegou em Éfeso e encontrou alguns cristãos batizados apenas nas águas. Veja a pergunta e a resposta de Paulo para eles. Eis o texto:

       “Recebestes vós já o Espírito Santo ...? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo... Mas Paulo disse: ... João batizou com o batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo. E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam.” (At. 19: 2-4 e 6).

       Paulo levou-os a receber de Jesus a confirmação da aliança. Isso demonstra que o caminho para a salvação exige uma aliança firmada entre o cristão e Jesus. Portanto, não basta apenas aceitar Jesus; é preciso ter a confirmação de que ele também nos aceitou. A bíblia mostra que pode haver impedimento em nosso coração, e nesse caso, ele não nos aceita. Isso aconteceu com Simão, em Éfeso. Ele achou que podia comprar o batismo, e ofereceu dinheiro a Pedro e João para que o batizassem com o Espirito Santo. Mas Pedro o repreendeu, dizendo para Simão que ele não tinha parte nesse ministério porque seu coração não era reto para com Deus (At. 8: 18 a 21). Muitas pessoas que se batizaram nas águas, buscam o batismo com o Espírito Santo e não tem respostas, porque estão em situações semelhantes. Nesse caso, elas devem orar pedindo perdão a Deus, até que haja resposta.

      Que o Senhor te abençoe e te guarde.
 
                                                  Natanael de Souza