Mensagem

NEGLIGÊNCIA

MSG 963 = 16/02/2024

      A atitude humana que mais provoca a ira de Deus, é a negligência de nossa parte no cumprimento de ordens recebidas. O Senhor não aceita cumprirmos suas ordens parcialmente, pois ele é perfeito, e exige que busquemos a perfeição (Mt. 5: 48). Entretanto, essa falha é uma característica comum na maioria dos humanos. Saul, o primeiro rei de Israel, foi rejeitado por isso. Deus mandou que ele fosse aos amalequitas e matasse tudo o que lá estivesse; mas, Saul foi, venceu a guerra, trouxe o melhor dos despojos, e manteve vivo o rei Agague (1 Sm. 15: 2 a 19). Essa postura foi considerada pelo Senhor como rebelião, e Deus o rejeitou como rei de Israel, substituindo-o por Davi (1 Sm. 16: 1). Esse tipo de postura é o que mais existe em nosso tempo, e por isso muitos de nossos líderes espirituais têm decaído da fé, antes de encerrar a carreira (2 Tm. 4: 7). O grande risco está no fato de que, quando isso acontece, o caído continua representando como se nada estivesse acontecido, e seus liderados continuam o seguindo, sem perceber que seu líder perdeu a unção do Espírito Santo que  trazia a revelação da verdade. Veja o que Deus disse a esse respeito. Eis o texto:

      “Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.” (Hb. 10: 38).

       Essa é a razão de haver muitos pastores que aceitaram o engano ofertado por satanás, e hoje vivem pela fama, já que a unção divina o foi tirada. Está acontecendo com esses, algo semelhante o que aconteceu com o rei Saul. O grande problema é que a maioria das pessoas que aprendiam com ele, não percebem sua decadência espiritual, e continuam confiando naquilo que o caído passa para elas. É evidente que depois de caído ele passa o que vem do diabo. É por esse motivo que aparece muitos pastores caídos blasfemando contra obras comprovadamente do Espírito Santo. Ao fazerem isso eles perdem sua salvação, e ainda arrastam milhares de fiéis para o caminho do inferno. Para evitar isso, Deus nos advertiu para não confiar no homem. Veja o texto:


       “Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!” (Jr. 17: 5). 

       Portanto, a negligência desvia muitas almas. Elas só descobrem isso depois da morte, quando percebem que Deus não as recolheu aos céus (Mt. 7: 21-22-23). Assim, aquele que segue a Cristo, tem de ser prudente e valente, e ter coragem para tomar decisões quando o Espírito Santo começar a dar sinal de que tem algo errado em seu grupo cristão. Ele tem de estar seguro de que nosso foco é Cristo, e não podemos nos deixar levar por sentimentos humanos, por mais importante que nossos líderes pareçam. Temos de os deixar para atrás a partir do momento que eles não cumprirem as ordens do Senhor contidas nas Escrituras. É por essa razão que devemos vigiar e orar para evitar as tentações. Os cristãos que caem nesse tipo de engano, vão passar centenas de anos nos domínios satânicos, com um sofrimento muito maior que o da vida corpórea. É de se notar que enquanto estamos em vida no corpo, os domínios de satanás só nos alcançam quando vivemos em situações de iniquidade. Mas em vida espiritual, depois que perdemos o corpo, se ficarmos sobre a terra, ele tem domínio total sobre nossa alma, e por isso a escraviza, obrigando-nos a fazer aquilo que ele mandar. Esse é o caminho que a negligência nos leva. Ela causa maior dano quando recai sobre líderes de grandes grupos.

       Que o Senhor possa falar melhor ao seu coração.
 
                                                        Natanael de Souza