Mensagem

NASCER DO ESPÍRITO

MSG 994 = 25/06/2024

        Após rebelar contra o Senhor, os seres humanos descobriram que estavam nus, e se vestiram de folhas de figueira. Mas Deus, após julgar os três envolvidos na rebelião, fez questão de trocar aquelas vestes por outra de pele de animal. (Gn. 3: 7 e 21). O bom senso indica que a pele veio da serpente, pois ao espirito dela foi entregue o domínio da terra, que pertencia ao homem (Lc. 4: 6). Portanto, o homem, não só perdeu o domínio do reino, como também passou a ser subjugado pela descendência da serpente, que é satanás. Mas na sentença Deus estabeleceu que o homem só restauraria aquilo que perdeu quando ferisse a cabeça da serpente, ou seja quando a vencesse, diante da inimizade que ficou estabelecida entre os dois (Gn. 3: 15). Entretanto, passados cerca de quatro mil anos, o homem não conseguiu vencer esse desafio, e somente Jesus o pode fazer (Ap. 5: 2 a 5). Por isso, até hoje carregamos a capa do pecado – o símbolo da serpente - em nosso espírito. É ela quem nos impede de perceber a vontade de Deus; e somente pode ser removida quando somos batizados com Espírito Santo. Assim, para perceber a verdadeira vontade do Senhor, temos de passar por um novo nascimento, não da carne, mas do espirito. Veja o que Jesus disse para Nicodemos. Eis o texto:

      “... Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” (Jo. 3: 3). 

       É esse novo nascimento que nos possibilita descobrir a vontade de Deus, na maioria das vezes, oculta nas entrelinhas das Escrituras. Jesus veio, e mediante seu sacrifício, o caminho para que o homem restaure os domínios perdidos, foi estabelecido (Is. 35: 8). Porém, só passa por ele quem se purificar de seus pecados através do arrependimento. Portanto, quando aceitamos batizar nas águas, estamos gesticulando para Deus que decidimos arrepender de nossos erros. Se estivermos com um coração reto perante ao Senhor, ele nos aceitará, respondendo-nos com o batismo do Espirito Santo, capacitando-nos a entender a vontade do Senhor, e lutar para que o reino de Deus se entenda sobre toda a terra. Entretanto, se aguardarmos por muito tempo e não vier respostas, devemos examinar a nós mesmos, para que ele revele o motivo em nosso coração, a fim de que possamos nos corrigir (At. 8: 22). Assim, é a partir da confirmação do Senhor, através do batismo com o Espirito Santo, que estamos capacitados a iniciar a subida dos degraus do caminho que conduz â salvação (Gn. 28: 10 a 13). Essa é a razão pela qual Jesus, depois de dar as últimas instruções aos discípulos, os advertiu que aguardassem o batismo com o Espírito Santo, para depois partir para a luta. Eis o texto:

       “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder. E levou-os fora, até betânia; e, levantando as suas mãos, os abençoou. E aconteceu que, abençoando-os ele, se apartou deles e foi elevado ao céu.” (Lc. 24: 49-50-51).

       Isso confirma que sem o batismo com o Espírito Santo, ou seja, sem o novo nascimento, não temos forças para dar frutos no evangelho (Lc. 3: 9). É livre a qualquer um discordar de nossa linha de pensamentos a esse respeito. Mas a verdade é que aquele que tem apenas o batismo das águas, é presa fácil, ou seja, ele só permanece lutando enquanto satanás o permitir.

       Que o Senhor a quem servimos possa falar melhor ao seu coração.
 
                                                         Natanael de Souza