Mensagem

Não seja cativo

MSG 313 = 10/10/2012

     Mas, se isto não ouvirdes, a minha alma chorará em segredo por causa da vossa soberba; chorarão os meus olhos amargamente e se desfarão em lágrimas, porquanto o rebanho do SENHOR foi levado cativo. ” (Jr. 13: 17).

       Normalmente somos habituados a ver as coisas do ponto de vista material, e não damos importância àquilo que os olhos do nosso corpo físico não podem perceber. Essa é uma situação muito grave que afeta a grande maioria dos seres humanos, pois independente do que acham os homens, Deus existe em Espírito (Jo. 4: 24). Portanto, é sensato acreditar que há um mundo espiritual para onde todos vão quando termina o tempo de existência aqui (Sl. 139: 16). Isso leva a pensar no futuro de nossa existência, não só enquanto estamos aqui, mas também depois que sairmos daqui.  Os ensinos de Jesus mostram que a vida continua depois da morte, e que a passagem de uma para a outra situação pode ser um marco de mudança radical para aqueles que não buscam viver segundo a vontade de Deus. Assim, uma pessoa que hoje está no apogeu do dinheiro ou da fama, poderá passar a viver de forma miserável, como cativa do diabo, se morrer sem valorizar a vontade de Deus descrita nas Escrituras Sagradas.

       O texto que acima apresentamos, reproduz as palavras do profeta advertindo ao rei Zedequias das consequências que iriam advir pelo fato de se deixar de obedecer a Deus. As advertências foram ignoradas, pois não só o rei como também o povo estava embriagados com a soberba da vida material (Jr. 13: 13-14). As consequências foram fatais. Veio o inimigo, os judeus foram vencidos, os filhos do rei e os príncipes daquela terra foram degolados, e Zedequias, após ter os olhos vazados, foi levado cativo para Babilônia (Jr. 52: 9-10-11).

       Esse tipo de barbárie pode até não ser mais praticado na sociedade atual. Mas não se pode negar que o agente de todos os males da humanidade continua lutando a partir do mundo espiritual, e seu modo de operar não difere muito das ações do rei da Babilônia. Através do engano ele tenta cegar aos homens para não ver a verdade, e os leva para o cativeiro espiritual após a morte. Veja a ilustração dada por Jesus, referindo-se à morte de um homem que viveu em desobediência a Deus. Eis o texto:

      No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio. Então, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim! E manda a Lázaro que molhe em água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. ”  (Lc. 16: 23-24).

       Às vezes somos criticados por tocar em assuntos sobre vida após a morte.  Mas isso é uma realidade e não mera superstição de nossa parte. Nesses últimos versículos que transcrevemos Jesus confirma sobre o que acontece com as pessoas em vida espiritual, deixando clara a definição de que podemos alcançar uma vida melhor (Fp. 1: 23); ou passar a ser cativo de satanás, mesmo tendo vivido aqui como rico ou famoso.

       Amigo, não se iluda. Busque a verdade examinando as Escrituras, e certamente o Espírito Santo te guiará para o caminho certo. Está escrito que todos somos ensinados por Deus (Jo. 6: 45). Portanto, não seja cativo de ninguém, nem antes e nem depois da morte, pois Jesus pagou um alto preço para sermos verdadeiramente livres (Ap. 5: 9).

       Que o Senhor te abençoe abundantemente.