“Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade; mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, … ” (At. 1: 7-8).
O desejo de ser independente de Deus leva as pessoas a dar crédito àquilo que os homens dizem com base na sabedoria humana. Mas, a bem da verdade, todas as previsões que contrariam os planos de Deus estão fadadas ao fracasso. Elas podem se transformar em piadas, brincadeiras ou gozações, mas nunca em realidade. Isso ocorre porque a visão de quem ainda não passou pelo novo nascimento (nascimento espiritual) se restringe apenas ao mundo fíisico (Jo. 3: 3). Essa era a situação da maioria das pessoas antes da vinda do Senhor Jesus. Mesmo os judeus, privilegiados com as revelações dos profetas, tinham pouco entendimento do mundo espiritual. Eles sabiam que Deus tinha um plano para salvá-los, mas não conheciam os detalhes do caminho pelo qual haveria passar para chegar à salvação. Assim, a falta de conhecimento do mundo espiritual gerava muitas expectativas erradas, e uma delas foi o fato de pensarem que Jesus havia vindo para restaurar apenas um reino material deles, que naquela época estava em poder de Roma.
Os versículos acima transcritos reproduzem a resposta de Jesus, aos discípulos, quando perguntou se em sua volta Jesus iria restaurar o reino de Israel (At. 1: 6). Essa pergunta foi feita pouco antes da hora em que o Senhor subiu para aos céus. Ela mostrou que mesmo ouvindo os ensinamentos sobre o reino de Deus, aqueles homens não haviam entendido que Jesus veio para restaurar o reino espiritual da terra detido nos domínios de satanás desde a rebelião humana no jardim do Éden (Lc. 4: 5-6).
Lamentavelmente, mais de dois mil anos depois, é muito grande o número das pessoas que ainda não entendem a importância daquilo que Jesus fez em nosso favor. Ele foi o único homem a passar pela vida na terra sem pecar e ser enganado uma só vez. Isso representou o cumprimento de uma exigência que Deus fez para que o homem pudesse restaurar o reino espiritual da terra, perdido para o diabo no princípio da criação (Gn. 3: 15b).
Depois da vitória de Jesus, todas as pessoas que se dispuserem a conhecer a verdade poderão alcançá-la, e dificultar sobre maneira a possibilidade de serem enganadas pelas mentiras vindas do inimigo de nossas almas, e dos seres humanos que se julgam poderosos demais (Jo. 8: 31-32). Conforme se registra nas Sagradas Escrituras Deus é Espírito, e do mundo espiritual partem todas as decisões do que vai acontecer ou não aqui na terra. Veja essa declaração revelada pelo profeta Isaías. Eis o texto:
“Olhai para mim, e sede salvos, todos os confins da terra; pois eu sou Deus, e não há outro.” (Is. 45: 22).
Amigo, as previsões que não estiverem de acordo com as Escrituras Sagradas, são mero engano daqueles que tentam ser independentes de Deus. Conforme mostra a transcrição colocada no início desta mensagem, existem eventos danosos que realmente vão acontecer aqui na terra. Mas suas datas não foram reveladas nem para o Senhor Jesus. É no mínimo ingênuo imaginar que seres humanos, pobres mortais, podem prever datas de acontecimento sobre as coisas que Deus reservou para Sua exclusiva autoridade. Portanto, NÃO SE ILUDA. A verdade está ao alcance de todos, ou seja, na Palavra que Deus revelou ao mundo.