Mensagem

Não se Engane

MSG 388 DE 11/3/2014

       

          “… achava-se Jesus assentado, quando se aproximaram dele os discípulos, em particular, e lhe pediram: Dize-nos … que sinal haverá da tua vinda e da consumação do século. E ele lhes respondeu: Vede que ninguém vos engane. Porque virão muitos em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo, e enganarão a muitos. ” (Mt. 24:3-4-5). 

       Deus deu um instinto de sobrevivência específico para cada espécie de animal criado na terra, e à serpente coube o de saber enganar (Gn. 3: 1). Satanás é o espírito dela (Ap. 12: 9), e usando esse instinto desde o princípio da criação, enga a humanidade a milhares de anos.  Ele usurpou do homem o direito de reinar espiritualmente sobre a terra, e só vai deixar de reinar totalmente quando Jesus voltar e tomar posse integral desse reino reconquistado através da vitória no calvário (Ap. 20: 1-2). Nos dias atuais nosso inimigo intensifica a luta, tumultuando o mundo e tentando enganar a quem puder. Como espírito invisível aos olhos naturais, influencia o sentimento das pessoas, arrebanhando grande número de almas, na medida em que aproxima o tempo de Jesus voltar.

       O versículo acima transcrito mostra a advertência do Senhor sobre a ação dos enganadores que se multiplicam a cada dia, numa indicação de que estamos próximos do fim dos tempos. A falsa profecia, entendendo como tal a palavra que Deus não falou (Dt. 18: 22), vem dos que almejam assumir lideranças sem ter o verdadeiro chamado de Deus para isso. São pessoas que não temem a Deus e por isso não adquirem entendimento (Sl. 111: 10). O resultado é uma visão falsificada das Escrituras. Isso é tudo que o diabo precisa para tomar a direção do pensamento das pessoas, e enganá-las como muito bem quiser. O processo para se conhecer a Palavra de Deus é diferente do que usamos para conhecer as coisas do mundo. Ele foi modificado desde os tempos antigos. Veja a Palavra de Deus a Isaías:

     Vai e dize a este povo: Ouvi, ouvi e não entendais; vede, vede, mas não percebais. Torna insensível o coração deste povo, endurece-lhe os ouvidos e fecha-lhe os olhos, para que não venha ele a ver com os olhos, a ouvir com os ouvidos e a entender com o coração, e se converta, e seja salvo.(Is. 6: 9-10).

      
       Por ordem de Deus o coração das pessoas se tornou insensível à Sua Palavra. Jesus confirmou isso se cumprindo sobre o povo de Israel (Mt. 13: 10 a 15). Portanto, a verdade sobre a legítima vontade de Deus só vem através da revelação dada àqueles que foram chamados pela atuação do Espírito Santo (Mt. 16: 17). É grande hoje o número dos que querem ensinar o evangelho baseados na sabedoria humana sem ter um chamado de Deus. Mas eles não serão reconhecidos pelo Senhor. Eis o texto:

     “Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade. ” (Mt. 7: 22-23

       Com um pouco de esforço e coragem podemos identificar aqueles que se alvoram em mestres do evangelho sem ter sido chamados.  Jesus disse que pelos frutos podem ser identificados, já que uma árvore boa não produz maus frutos, e uma árvore má não pode produzir bons frutos (Mt. 7:16-17-18). Assim, aqueles que oram e nada acontece são os autênticos falsos profetas, semelhantes aos profetas de Baal, que não eram respondidos por Deus (I Re. 18: 24 a 29). Portanto, quem não quer ser enganado deve deixar de lado as aparências humanas, e observar se as orientações que recebem estão dando frutos no conhecimento da verdadeira vontade de Deus, certos de que aquele que conhece e pratica a vontade do Senhor, jamais perderá a batalha no caminho da salvação (Mt. 7: 24-25).

       Amigo, em nossas atividades seculares muitas vezes sentimos que existe algo errado, mas deixamos de tomar atitudes corretivas para preservar uma amizade. Mas na vida espiritual isso não pode acontecer. Devemos amar a Deus acima de todas as coisas (Mt. 22: 37). Por isso, não se deixe enganar. Se você sentir que o Espírito Santo te mostra novo rumo ou nova direção, obedeça-O, pois é Ele Quem te guia em toda a verdade (Jo. 16: 13). Veja esse texto: “Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.” (Pv. 3: 5-6).

        Que o Senhor possa falar melhor ao seu coração.