Mensagem

Não se engane

MSG 296 = 27/6/2012

    “… porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. ” (2 Co 11:14).   

       Ensinando a maneira pela qual devemos identificar aqueles que nos influencia nos caminhos da vida, Jesus mandou observá-los através de seus frutos (Mt. 7: 16). Essa é a forma de avaliar quem é falso e quem não é. Ele previu que, ao longo dos tempos, os falsificadores iriam tentar todos os meios para enganar, se possíveis, até eleitos (Mc. 13: 22). Além de ensinar, o Senhor deu o exemplo prático quando João mandou perguntar se ele era o Cristo. Ao invés de responder sim ou não, ele curou vários enfermos e mandou que os discípulos de João fossem e anunciasse o que ouviram e viram (Lc. 7: 19 a 22). Isso deixou claro que não são as palavras humanas que testificam do poder de Deus; mas os resultados produzidos quando elas são acompanhadas da unção do Senhor. Portanto, se crermos nas palavras sem verificar os frutos, corremos o sério risco de entrar pelos caminhos do engano, e só descobrir isso depois da morte. É certo que um dia o engano será descoberto, pois está escrito que não há nada em oculto que não venha a ser revelado (Mt. 10: 26). Mas esse tipo de engano poderá resultar em centenas de anos no fogo do inferno (Lc. 16: 23-24). Satanás dá grande importância ao trabalho de falsificação da verdade, e no mundo espiritual a função de enganador é dada às potestades de grande astúcia, que habitam nas regiões celestes tentando bloquear nossos caminhos para Deus (Dn. 10: 13 e Ef. 6: 12).

       O texto acima transcrito relata a declaração do apóstolo Paulo a respeito dos falsos apóstolos, e dos obreiros fraudulentos, advertindo que o diabo se transfigura em anjo de luz. A Bíblia mostra que ele usa essa estratégia camuflando o mal com aparência de bem. Nos dias atuais esse modo de enganar alcança milhões de pessoas, que foram chamados do meio da multidão de incrédulos pela misericórdia de Deus. Porém, se elas não acordarem para a verdade vão ser rejeitados por Jesus, pelo fato de não terem agido de forma prudente, se deixando levar pelas aparências.

       O ensino do Senhor é simples, claro, e acessível a todos que se dispõe a considerar a Palavra de Deus acima da palavra dos homens. Isso quer dizer que devemos respeitar nossas lideranças espirituais, mas sem colocá-las acima da autoridade do Espírito Santo. Está escrito que todos serão ensinados por Deus (Jo. 6: 45). Por isso, todo cristão deve ter a coragem de dar importância à voz do Espírito de Deus, e tomar atitude para colocar em prática aquilo que Dele ouvir. Certamente, aquele que é sincero para com o Senhor não será decepcionado, pois todos os que já venceram tiveram a coragem de partir desse princípio. Veja o que Jesus nos mandou fazer. Eis o texto:

      Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. ” (Jo. 5: 39).

         Amigo, Jesus não disse que é o homem quem testifica dele; mas as Escrituras. Se você fizer corretamente como ele mandou o Espírito Santo vai te guiar ao conhecimento da verdade (Jo. 16: 13).

      Assim, a atitude prudente para evitar o engano, é conferir na Bíblia tudo aquilo que nos é ensinado. Tomando essa atitude, certamente você não será levado pelas doutrinas falsificadas que o enganador tem espalhado na terra. Não se iluda! O homem pode nos orientar, pode interceder em oração, mostrar os primeiros passos no caminho da fé. Mas somente a unção de Deus conquistada por nosso próprio esforço conduz à salvação (Mt. 11:12). Portanto, devemos ficar atentos, porque as Palavras de Jesus estão se cumprindo. Veja o texto: Vede que ninguém vos engane. Porque virão muitos em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo, e enganarão a muitos. ” (Mt. 24: 4-5).

        Que o Senhor possa falar melhor ao seu coração.