Mensagem

Na Beira do Caminho (2)

MSG 330 = 6/2/2013

    

     “Eis que o semeador saiu a semear. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada, e as aves do céu a comeram. ”(Lc. 8: 5)

       Jesus nos ensinou muitas coisas usando a linguagem figurada de parábolas, fazendo comparações perfeitas dos eventos que ocorrem no mundo físico com o que acontece no mundo espiritual. Portanto, devemos ler essas parábolas e levar o sentido delas para a dimensão de um mundo que não está à nossa vista, conscientes de que as coisas acontecem   da maneira pela qual o Senhor as colocou. Se considerarmos adequadamente cada elemento representado, podemos ter a perfeita revelação daquilo que o Senhor  explicou, e de posse dessa revelação cabe a nós fazer a parte que nos toca, esforçando para crer no que não vemos. Isso é agradável a Deus, pois é o exercício da fé (Hb. 11: 1).

       
       O versículo acima descreve a primeira parte da parábola do semeador, onde Jesus mostra o que acontece quando o evangelho é lançado às pessoas. Ele divide em quatro, as situações em que elas recebem a Palavra de Deus. Mas aqui focalizamos apenas a primeira, pelo fato dela mostrar a existência de uma ação maligna que tenta impedir os frutos da santa Palavra no coração de muitos ouvintes. Ao interpretar a parábola a pedido dos discípulos, o Senhor trouxe uma revelação direta e clara da maneira pela qual se processa a ação do inimigo para impedir que muitas pessoas sejam salvas. Veja o texto:

       “… a semente é a palavra de Deus.  A que caiu à beira do caminho são os que a ouviram; vem, a seguir, o diabo e arrebata-lhes do coração a palavra, para não suceder que, crendo, sejam salvos.” (Lc. 8: 11-12).

     
       Ao examinar a explicação desses versículos, a primeira coisa que vem à nossa mente é a ideia de que isso só acontece no momento em que o evangelho é pregado às pessoas ainda não crentes. Porém, se observarmos a realidade do mundo cristão nos dias atuais, podemos sentir que essa triste situação tem acontecido de maneira intensa com boa parte daqueles que aceitaram Jesus como seu único e exclusivo salvador. São inúmeras as pessoas que recebem as pregações do evangelho, mas não conseguem guardá-la, deixando assim uma evidente demonstração de que o inimigo está comendo a semente que elas receberam. Em geral, essas pessoas não se esforçam para colocar em prática os ensinos que recebem, e se toram vulneráveis às ações do diabo. Assim, mesmo frequentando regularmente as Igrejas, elas passam a falsa impressão de que estão na presença do Senhor, mas na verdade, espiritualmente estão na beira do caminho.

    Certamente prevendo que isso viria a acontecer, Jesus nos advertiu sobre a necessidade de se praticar a Palavra que recebemos. Ele mostrou que aquele que ouve sua Palavra e não põe em prática, é comparado a um homem imprudente que constrói sua casa na areia, e se torna vítima de grande ruína quando vêm as tempestades. Mas por outro lado, tem vitória garantida quem se esforça para viver os princípios ensinados no evangelho (Mt. 7: 24 a 27).

       Amigo não deixe cair à beira do caminho a semente que você tem recebido. Se você já é participante da graça de Deus, leve isso a sério, e esforce para por em prática os mandamentos do Senhor. Comece pelas armaduras de Deus contidas em Efésios 6: 14 a 18, e com certeza, elas irão impedir o diabo de roubar a Palavra que vier ao seu coração. No versículo abaixo transcrito eu lembro a você da Palavra que Deus deu a Josué. Eis o texto:

    Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.” (Js. 1: 9).  

            Que o Senhor te abençoe e te guarde.