Mensagem

Meditar na Palavra

MSG 115 = 08/03/2009

       Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido. ” (Js. 1:8).   
 

      Refletir naquilo que lemos ou ouvimos, é o recurso correto para ter sempre em nossa mente, a lembrança do que foi ensinado. A Palavra de Deus representa a espada da luta para nosso espírito, e nem mesmo Jesus deixou de fazer uso dessa regra, respondendo exclusivamente com ela quando foi tentado após o batismo nas águas (Mt. 4: 1 a 10). 

      Portanto, ela deve estar sempre pronta, e guardada em nosso coração para ser usada nos momentos necessários, pois quando procedemos de outra forma ou com a palavra que provém de nós mesmos, corremos o sério risco de não vencer a luta. Com toda certeza, essa foi a razão pela qual Deus mandou Josué meditar o máximo possível nas instruções da lei que havia dado a Moisés.  Isso deixou claro que para Josué manejar bem a espada e vencer os inimigos do mundo físico, ele deveria, em primeiro lugar, ter a espada do espírito bem afiada em seu coração. Essa regra de ouro que Deus revelou a Josué continua sendo a mesma em nossos dias. Veja o que adverte o apóstolo Paulo, ao ensinar a maneira de vencer as grandes potestades malignas:

     Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;”(Ef. 6: 17).

      Quando não guardarmos corretamente a Palavra de Deus em nosso coração, ficamos como presa fácil do destruidor de vidas. Os impulsos que ele envia entram em nosso sentimento e se estabelecem como se fossem nossos, produzindo atitudes e decisões desastrosas. É o princípio do caminho para o pecado. Davi se precavia contra isso, e teve inúmeras vitórias. Veja o que ele disse para Deus:

     Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti. ” (Sl. 119: 11).  

      Ele sabia que uma vez tendo a Palavra de Deus guardada no coração, teria condições de discernir entre o certo e o errado. Entre o que era e o que não era o caminho para Deus.

      No versículo inicial que transcrevemos, Deus mostrou ainda para Josué que o sucesso e a prosperidade de suas ações seriam provocados por ele mesmo, dependendo do cumprimento das instruções recebidas. Isso ficou provado quando o exército comandado por Josué quis tomar a cidade de Ai. Houve desobediência à ordem do Senhor, e o povo de Israel perdeu para um pequeno grupo de inimigos(Js. 7: 1 a 11). Entretanto, quando haviam obedecido rigorosamente a Deus, tomaram a cidade de Jericó, cujas possibilidades humanas pareciam totalmente impossíveis (Js. 6: 20).  

      Nos dias atuais, o inimigo espiritual, que gera toda a sorte de transtornos e sofrimentos no mundo, tem plena consciência do processo pelo qual é formada nossa resistência, e tenta bloquear a entrada do evangelho em nosso coração(Veja Lc. 8: 11-12). Portanto, o principio da meditação na Palavra de Deus deve ser a nossa estratégia para que não venhamos a enfraquecer e perder a batalha da vida.

     É bom lembrar que Deus tem compromisso com a Sua Palavra, e se cumprirmos com fidelidade o que Ele manda fazer, seremos vencedores(Dt. 28: 13). Mas se não dermos ouvidos à Sua voz, certamente não atingiremos o alvo, pois Ele promete dar a cada um, segundo o fruto de suas ações. Veja o texto:

     Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações.”(Jr. 17: 10)

          
      Que o Senhor te  abençoe e te guarde.