Mensagem

MEDITAR NA PALAVRA

MSG

      Os segredos do sucesso em qualquer empreendimento, é observar o conselho do Senhor, contido nas Escrituras e o seguir fielmente, não desviando nem para a direita e nem para a esquerda (Dt. 5: 32). O caminho do Senhor é perfeito, e qualquer desvio nos leva ao alvo errado.  Por isso, muitos ensinamentos dados no passado permanecem até hoje vivos e eficazes, a fim de que os sigamos (Hb. 4: 9). A desobediência a essas advertências de Deus, sempre resulta em graves derrotas, que muitas vezes só vamos descobrir quando não tem mais oportunidade de corrigir. Portanto, é importante ser prudente, e jamais divergir daquilo que Deus mandou. O Senhor mostra que a atitude prudente é uma das qualidades raras que encontramos em poucas pessoas, mas devemos esforçar para aplicá-la em nossa vida (Jz. 7: 4 a 7). Um dos ensinamentos mais importantes que nunca perdeu a validade, foi o conselho que o Senhor deu a Josué, sucessor de Moisés, quando viu que esse se sentia abatido pela morte de seu líder, e preocupado com a responsabilidade que lhe pesava sobre os ombros, quando foi designado para conduzir o grande número de judeus que deveria entrar na terra prometida. Veja o que disse Deus para ele. Eis o texto:

     “Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem-sucedido.” (Js. 1: 8)   

       Deus o fez entender que o sucesso de sua liderança dependia do exato cumprimento de tudo que estava no livro da Lei, e por isso Josué deveria meditar nele dia e noite para fazer conforme tudo que ali estava escrito. O nosso livro da lei hoje é a bíblia. Portanto, devemos entender que o Senhor nos manda meditar nela o tempo todo, para fazer tudo o que nela está escrito. Essa é a razão do apostolo Paulo nos mandar orar sem cessar (1 Ts. 5: 17). Isso não significa que vamos parar o que estamos fazendo e ficar orando; mas é sempre ter em mente a Palavra do Senhor, pois ela é nosso manual de regra e prática em todo tempo. Quando cumprimos essas regras, o Espírito Santo supre nossa mente da direção necessária para fazer o que é preciso, principalmente quando se trata de ministrar sobre a Palavra do Senhor. Portanto, quem vive pela fé, jamais pode substituir a instrução do Espírito de Deus, por algo inventado pelo homem. Veja o texto:

      “Não extingais o Espírito; não desprezeis as profecias” (1 Ts. 5: 19-20).

        Podemos, então, adotar qualquer instrumento de tecnologia moderna, desde que esse não venha substituir o Espírito Santo. É ele quem nos guia em toda a verdade (Jo. 16: 13). No caso de pregação da mensagem, temos de admitir que é ele quem fala ao nosso coração para ensinar a igreja (Jo. 16: 13). Portanto, quando o desprezamos, satanás entra com a mentira, pois essa é a oportunidade que ele sempre espera. É um erro fatal substituir as funções do Espírito Santo por qualquer outra coisa. Ao fazer isso, afastamos dele, e ele também afastará de nós (2 Cr. 15: 2). Diz a santa Palavra que devemos ser sóbrios e vigilantes, pois o diabo anda ao derredor procurando a quem possa destruir (1 Pe. 5: 8). Assim, se não podemos dar lugar ao Espírito Santo, é melhor desistir de ministrar a divina tarefa.

      Que o Senhor a quem servimos possa falar melhor ao seu coração.
 
                                                            Natanael de Souza