Mensagem

MEDITAR NA PALAVRA

MSG 1022/22-11-2024

       O segredo do sucesso em qualquer empreendimento, é observar o conselho de Deus, contido nas Escrituras e o seguir fielmente (Dt. 5: 32). Os caminhos do Senhor são perfeitos, e erramos o alvo quando deles nos desviamos. Essa é a razão pela qual muitos ensinamentos dados no passado permaneceram vivos e eficazes, e quando não os obedecemos, sofremos grandes derrotas. Portanto, é importante ser prudente, e jamais deixar de os observar.  Um deles é aquele em que o Senhor mandou Josué meditar continuamente no livro da lei, quando viu que esse se sentia abatido pela morte de Moisés, e preocupado com a responsabilidade que lhe pesava sobre os ombros, a partir do momento em que foi designado para liderar o numeroso povo de Israel para entrar na terra prometida. Veja o que disse Deus. Eis o texto: 

     “Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem-sucedido.” (Js. 1: 8)   

       Deus levou Josué a entender que o sucesso de sua liderança dependia do exato cumprimento de tudo que estava no livro da Lei. Por isso, deveria meditar nele continuamente para fazer conforme tudo que ali estava escrito. O nosso livro da lei hoje é a bíblia. Portanto, devemos entender que ela mostra o caminho certo da jornada da vida, e por isso, devemos meditar nela o tempo todo, para fazer tudo o que nela está escrito. Isso não significa que vamos parar o que estamos fazendo e ficar orando; mas é sempre ter em mente a Palavra do Senhor, como nosso manual de regra e prática. Quando cumprimos essas regras, o Espírito Santo supre nossa mente do entendimento que precisamos, nos guiando em toda a verdade (Jo. 16: 13). Portanto, quem vive pela fé, se arrisca a ser enganado pelo espírito do inimigo, se deixar a inspiração do Espírito de Deus, por algo inventado pelo homem, pois nesse caso, estamos extinguindo o Espírito que nos orienta nos caminhos da verdade. Veja a advertência do apóstolo Paulo:
      “Não extingais o Espírito; não desprezeis as profecias” (1 Ts. 5: 19-20).

       O homem tenta empregar seus próprios meios para chegar a Deus, desde o tempo da torre de babel, e nunca conseguiu (Gn. 11: 4). É a natureza de Adão que insiste em prevalecer, e impedir que venhamos a viver pela fé como manda o evangelho (Hb. 10: 38). Muitos têm decaído da fé por deixar a voz do inimigo falar mais alto em seu coração, e dar ouvidos à modernidade arquitetada pelo diabo, exatamente para fazer com que eles tropeçam e caem. Eles dão lugar ao diabo, deixando de perseverar naquilo que Deus mandou. Se Josué fizesse isso, jamais teria entrado na terra prometida. Os caminhos que trilhamos hoje é semelhante. Isto quer dizer que, se desviarmos daquilo que Jesus ensinou, para adotar o que julgamos estar certo, nunca vamos alcançar a salvação, e muito menos conduzir para chegar a ela aqueles que o Senhor colocou para nos ouvir (Pv. 3: 5-6-7). Portanto, meu amigo, se você não está tendo tempo para fazer as coisas como o Senhor mandou, busque a solução em Jesus, e não no mundo da tecnologia recheado de ideias que tendem a afastar o Espírito Santo de seu ministério. Um recurso de tecnologia que afasta a inspiração divina e a substitui pela invenção do homem, certamente vai nos levar para as trevas e não para a luz.

     Que o Senhor a quem servimos possa falar melhor ao seu coração.
 
                                                            Natanael de Souza