Mensagem

Jericó

MSG 033 = 15-08-2007

"Ora, Jericó estava rigorosamente fechada por causa dos filhos de Israel; ninguém saía, nem entrava.Então, disse o SENHOR a Josué: Olha, entreguei na tua mão Jericó, o seu rei e os seus valentes.Vós, pois, todos os homens de guerra, rodeareis a cidade, cercando-a uma vez; assim fareis por seis dias."(Js. 6:1-2-3).

         O povo de Israel estava acampado nas proximidades de Jericó (Nu. 22:1). Todos os povos o temiam, porque sabiam dos milagres e prodígios que Deus fizera acontecer em sua caminhada (Js. 2:9). Estava se cumprindo sobre esse povo a promessa contida em Deuteronômio 28: 10.   Apesar de Jericó ser uma cidade altamente fortificada, a fama do povo judeu lhes causava terror, pois eles sabiam o que Deus estava fazendo através daquele povo.

         É necessário que fato semelhante a esse aconteça com nós nos dias atuais. Se andarmos diante do Senhor com fidelidade, Suas promessas nos alcançam, e fazem com que as pessoas vejam o poder de Deus através de nós. Jesus advertiu sobre isso. Veja o texto:

        "Vós sois a luz do mundo........ Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus." (Mt. 5:14 e 16). 

        Deus é glorificado quando testemunhamos do Seu poder diante das pessoas que ainda não cerem.

         No versículo transcrito inicialmente, Deus diz para Josué que Jericó estava entregue em suas mãos. Mas diante da visão humana nada ainda havia acontecido. As fortes muralhas da cidade estavam lá em pé, aparentemente inabaláveis; porém, no mundo espiritual a decisão de          Deus já era um fato consumado.         A sequência da leitura desse texto mostra que quando os filhos de Israel cumpriram a ordem de Deus, aquelas muralhas se ruíram e foram ao chão, tão somente diante do grito do povo. Isso aconteceu porque eles cumpriram a vontade de Deus, rodeando a cidade por sete dias. Era algo aparentemente sem importância, mas era o que Deus mandou fazer.

         Muitas pessoas hoje lutam com desafios semelhantes ao de Jericó. Suas muralhas podem estar representadas por doenças, problemas familiares ou financeiros, ou algo em que suas forças humanas são impotentes para superar. 

         Queremos trazer à lembrança de nossos amigos, que quando obedecemos a Deus, praticando o que Ele determina, sem questionamentos, nossas muralhas também caem. Isto porque é da vontade Dele que sejamos abençoados e vitoriosos. O Senhor Jesus nos ensinou a esse respeito. Veja o texto:

         "...qual dentre vós é o homem que, se porventura o filho lhe pedir pão, lhe dará pedra? Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?" (Mt.7:9-10-11) 

         Na verdade, quando pedimos e não somos atendidos, é porque de alguma forma estamos em desacordo com a Palavra de Deus(Veja Tg. 4:3).

         Portanto, meu amigo ou minha amiga, eu não sei que muralha pode estar diante de você. Pode ser uma enfermidade incurável, um processo de falência, ou outro gancho do inimigo. Mas posso te passar a verdade: O Deus em quem confiamos é maior que esse problema. Se você fizer o que Ele manda, ainda que te pareça algo insignificante, certamente essa muralha cairá, pois a Palavra de Deus não volta vazia. Veja a promessa: 

         "Se ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, virão sobre ti e te alcançarão todas estas bênçãos: O SENHOR fará que sejam derrotados na tua presença os inimigos que se levantarem contra ti; por um caminho, sairão contra ti, mas, por sete caminhos, fugirão da tua presença." (Dt. 28: 2 e 7). 

                                            O Senhor te abençoe e te guarde (Nu. 6:24).