Mensagem

JEJUM

MSG 1007 DE 25/8/2024

        As Escrituras dizem que maldito é o homem que confia noutro homem, e aparta do Senhor (Jr. 17: 5). Em nossos dias é muito comum ver na mídia social muitos irmãos que, de boa vontade, tentam corrigir enganos cometidos por outros, ao ensinar o evangelho.  Certamente é uma intenção muito nobre, já que pode livrá-los dos falsos profetas. (Mt. 24: 4). Entretanto, alguns desses pregadores têm cometido o grave erro de ensinar aqueles que o ouvem, a desobedecer pontos importantíssimos do evangelho, dizendo que não precisam jejuar. É possível que ao dizer isso, o irmão esteja esquecendo que o próprio Jesus jejuou por quarenta dias, quando foi levado ao deserto para ser tentado por satanás (Mt. 4: 2).  É mais do que evidente que o Senhor não tinha necessidade de Jejuar, pois ele é o Filho de Deus.  Mas ele o fez para deixar o exemplo para nós (Mt. 4: 2). Por outro lado, quando alguns discípulos não conseguiram expulsar um demônio de certa pessoa, e o indagaram, ele declarou que certas castas de demônios só saem com jejum e oração. Veja o texto:

       “Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum.” (Mt.17: 21).

       Portanto, incentivar cristãos a não se consagrarem com jejum, não só é expô-los ao risco de ser agredidos pelos demônios, como também contradiz os ensinos de Jesus. Se Jesus sentiu a necessidade de Jejuar para enfrentar o diabo, imaginem nós pobres mortais, quem somos, para desprezar o conselho do Senhor. Longe de mim criticar aqueles que servem a Deus, mas o erro do irmão que aconselhou isso, pode conduzir muitas vítimas a caminhos perigosos. É possível que o próprio satanás, num momento de descuido, possa ter colocado esse infeliz raciocínio no entendimento do irmão, pois o diabo sabe que quanto mais mentiras ele conseguir enraizar na mente humana, mais almas ele consegue levar ao inferno. Essa é a razão pela qual aconselhamos aos irmãos sempre conferir direto nas Escrituras aquilo que ouviu dos homens. Nunca confie exclusivamente no pregador, pois se ele estiver errado, podemos ser lavados ao inferno sem perceber que estamos no caminho errado. Veja o que diz a Escritura. Eis o texto:

      “Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!” (Jr. 17: 5).  

       Diante da rigorosa visão do Senhor, no momento em que confiamos no homem, desligamos de Deus, e entrando por caminhos diferentes, corremos o sério risco de nunca descobrir que estamos errados. Esse é o motivo pelo qual as Escrituras nos advertem a nunca estribar em nosso próprio entendimento (Pv. 3: 5). Esse é um conselho bíblico que quase ninguém observa, e por isso perdem a oportunidade de alcançar grandes bençãos. Portanto, se não queremos cair em maldição, devemos conferir diretamente na Bíblia aquilo que o pregador ensinou, mesmo porque ele é humano e possível de errar, muitas vezes na intenção de nos ajudar a encontrar o caminho certo para a salvação. Assim, peço que os irmãos sejam prudentes, confirmando o que lhe foi ensinado para não ocorrer que um erro desse tipo venha a multiplicar  frutos malditos, fazendo milhares de vítimas, como já existe em outros casos por aí, onde as pessoas são ensinadas a crer que o diabo foi um anjo, que rebelou contra Deus e o Senhor o jogou aqui.

       Que o Senhor a quem servimos possa falar melhor ao seu coração.
 
                                                                 Natanael de Souza