Mensagem

INVASÃO DO INIMIGO

MSG 933 de 08/08/2023

       Antigamente as cidades se protegiam através de grandes muralhas, tornando assim impossível a entrada normal de invasores. Por isso, a estratégia dos guerreiros era acampar nas proximidades, e aguardar até que surgisse uma falha na segurança, representando uma brecha, e então eles aproveitavam e invadiam. Assim, o sucesso do invasor dependia do descuido da vítima (2 Cr. 32: 2 a 6). Esses guerreiros, altamente experientes, morreram, mas continuam em vida espiritual, sendo usados por satanás para fazer um trabalho de perfil idêntico, invadindo a mente das pessoas dominando-as para cumprir seus propósitos. Veja o que disse o apóstolo Pedro. Eis o texto:

       “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;” (1 Pd. 5: 8). 

       Essa é a razão pela qual Jesus mandou que os discípulos vigiassem e orassem a fim de evitar a tentação, visto que o espírito está pronto, mas a carne é fraca. Isso significa dizer que quem não quer ser enganado deve sempre andar em espírito, e não satisfazer os desejos carnais (Gl. 5: 16).  Esse é um dos sacrifícios que todo o cristão tem de fazer. Quando cedemos a eles, estamos dando a brecha de entrada que o inimigo espera para dominar nossa mente e nossos sentimentos. O risco de isso acontecer diminui consideravelmente quando usamos de prudência para com o mundo que nos cerca. É por isso que, ao escolher os guerreiros de Gideão, Deus mostrou que as pessoas prudentes e valentes ao mesmo tempo são as que mais reúnem condições para vencer as batalhas no mundo (Jz. 7: 3 a 7). Porém, o número de pessoas que reúne essas duas características é muito reduzido. É usando essa estratégia que o diabo tem derrubado milhões de pessoas, enganando-as através de líderes fracos. Observe como ele tentou fazer com Jesus. Eis o texto:

       “Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra.” (Mt. 4: 5-6).   

       O texto mostra que ele transportou Jesus (certamente em espírito) ao pináculo do templo, indicando que pode alcançar os líderes religiosos, e lançar seus maus desígnios sobre milhões de seguidores através da liderança. Entretanto, o ponto mais perigoso de sua astúcia é mostrar que sua proposta estava escrita, mas o fazia de maneira enganosa sobre a Palavra verdadeira, porque, realmente está escrito, mas não se aplica nesse sentido. Aí é necessário ter profundo conhecimento da Palavra de Deus. Um conhecimento apenas superficial, é queda na certa. Essa é a razão pela qual insistimos na grande necessidade de se buscar ensinos bíblicos de melhor conteúdo. Por isso, aquele que não aceita ser enganado, deve buscar lugares onde melhor se ensina a Palavra do Senhor. O apóstolo Paulo mostrou que tem muito mais possibilidades de vencer as adversidades e alcançar a vida eterna, aquele que se edifica no evangelho como se tivesse construindo um edifício de ouro, ou prata ou pedras preciosas (1 Co. 3: 10 a 15).
 
      Que o Senhor a quem servimos possa falar melhor ao seu coração.
 
                                                  Natanael de Souza