“Não se aparte da tua boca o livro desta Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás” (Js. 1: 8).
Moisés havia morrido, e a responsabilidade de fazer o povo atravessar o rio Jordão e se estabelecer na terra prometida, foi entregue a Josué. Entretanto, havia ainda grandes obstáculos a transpor. As Escrituras deixam transparecer que, mesmo sendo um homem de fé (Veja Nu. 14: 6-7-8), e mesmo tendo trabalhado com Moisés por muitos anos, Josué se sentiu abatido, não só pelo temor de comandar um povo numeroso e rebelde, mas também pela ausência de seu líder. Deus viu isso em seu coração, e passou a transmitir uma série de instruções que ele deveria observar para o bom desempenho do cargo que recebera. O fato de Deus atentar para o ânimo de Josué naquele momento, deixou claro que até diante do Altíssimo existe uma diferença considerável entre quem lidera e quem é liderado.
As Palavras que transcrevemos acima é parte das instruções transmitidas para Josué, na posição de líder de um grande número de pessoas, que precisava vencer vários obstáculos. Olhando para a situação que vivemos hoje, podemos perceber que existem inúmeros servos de Deus colocados em posições semelhantes, considerando como tal, aqueles que têm a responsabilidade de liderar sobre outros seres humanos. É de se levar em conta que essas instruções vieram de Deus, e são válidas em todos os tempos e situações de liderança. Por isso, elas representam garantia de sucesso para quem acredita no poder do alto, e crê que pode vencer, mesmo diante de situações que pareçam impossíveis aos olhos humanos (Veja Mc. 9: 23).
No versículo transcrito, Deus recomenda posturas importantes, entre as quais a de não se apartar do livro da lei e meditar constantemente no que nele está escrito. A necessidade de observar esse mandamento é cada vez maior, pois o inimigo de nossas almas sabe que o tempo de seu reinado se encurta a cada dia que passa, e por isso intensifica a luta contra aqueles que lideram respeitando a Palavra de Deus. O livro da lei hoje, com abrangência muito maior, registra as promessas feitas pelo Senhor Jesus, alinhando grandes maravilhas que podem acontecer na vida daqueles que guardam a Palavra de Deus com fidelidade. Veja uma delas:
“ Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito .” (Jo. 15: 7).
O sentido das palavras contidas nesse versículo tem sintonia com o que foi colocado para Josué, qual seja o de manter a Palavra de Deus no coração, e tomar decisões de acordo com ela. Os resultados, para quem agir assim, são prosperidade e condução prudente daquilo que está sob sua responsabilidade.
Portanto, amigos meus, vejam que seguindo as instruções de Deus, Josué venceu batalhas aparentemente invencíveis, derrubou muralhas (Js. 6: 20), e aterrorizou o inimigo. Na batalha dos dias atuais Deus concede resultados semelhantes, desde que permaneçamos na Palavra que nos foi dada, e a guardamos no coração. Lembra do que nos ensinou o apóstolo Tiago: “ Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós .” (Tg. 4: 7).