Mensagem

A IGREJA CRISTÃ

MSG 648 = 11/06/2019

       A igreja cristã não é apenas uma sociedade de pessoas reunidas em um determinado lugar. Muito mais que isso, ela faz parte do plano de Deus para retornar o ser humano ao estado original, onde desfrutava de perfeita comunhão com o Criador. Antes do pecado, o homem falava diretamente com o Senhor, e tinha domínio nos planos físico e espiritual da terra (Gn. 3: 9-10).  Mas, por sua opção, desobedeceu a Deus e perdeu o domínio espiritual, ficando restrito às coisas terrenas, dominado pelo espírito da serpente que o enganou (Gn. 3: 15 e Lc. 4: 6). Para nos resgatar de volta, Deus estabeleceu um plano, que ainda está em curso. Esse plano foi posto em prática com a chamada de Abraão (Gn. 12: 1-2-3), e vem evoluindo ao longo dos séculos, tendo como alvo nosso retorno à presença do Senhor (Ecl. 12: 1-7 e Ap. 21: 1-2-3). Inserida nesse contexto, a igreja cristã foi edificada para inscrever a vontade do Senhor no coração das pessoas, substituindo a mentira do inimigo, pela verdade que é a vontade de Deus (Mt. 16: 18). Veja a revelação de Deus antes da vinda de Jesus. Eis o texto:

      “Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o SENHOR: Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.” (Jr. 31: 33).  

       Deus demonstrou sua vontade para com nós, enviando seu próprio Filho, que se fez homem aqui, e foi rejeitado porque trazia a verdade. Mas ele pagou pelos pecados de todos aqueles que o obedecem, abrindo assim a possibilidade – para aquele que crê - voltar aos mesmos privilégios que o homem tinha antes do pecado. Isso é possível, quando substituímos a natureza do homem rebelde pela obediência a Deus (Jr. 7: 23).

       Portanto, o principal alvo da igreja de Jesus, é transformar a visão do ser humano, levando-o a abandonar a mentira, e viver segundo a vontade do Senhor, relatada nas Escrituras. A execução desse plano é feita pelo Espírito Santo, que trabalha oculto às nossas vistas, convencendo aqueles a quem Deus apontou (Jo.16: 8). Aos que forem chamados por Deus, cabe auxiliar, anunciando o evangelho, batizando aqueles que decidem viver segundo a Nova Aliança, ensinando-os a guardar no coração tudo o que Jesus mandou (Mt. 28: 19-20). Assim, quem guarda os mandamentos bíblicos como regra de fé e prática, é participante direto do plano de Deus para a restauração dos seres humanos. Unidos em espírito e em verdade, somos um só rebanho subordinados a um só pastor, que é Cristo Jesus, o Sacerdote eterno da humanidade (Jo. 10: 14-15-16). Esse plano jamais será frustrado, pois a porta do inferno não prevalecerá sobre ele (Jó 42: 2).  A geração em que estamos vivendo vai passar, e o plano do Senhor vai evoluir, até o dia em que a humanidade passar a viver novamente na presença de seu Criador. Veja o que foi mostrado ao apóstolo João. Eis o texto:

      “Ouvi uma grande voz, vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus está com os homens e ele habitará com eles; eles serão o seu povo e Deus mesmo estará com eles, e enxugará toda a lágrima dos olhos deles. Não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem choro, nem dor, porque as primeiras coisas são passadas.” (Ap. 21: 3-4).  

       Nesse tempo, os efeitos da rebelião de Adão e Eva já terá ficado para trás. Portanto, a igreja de Jesus não foi criada para alimentar a vaidade dos mentirosos. Ela é parte do plano de Deus para a restauração humana.

 
       Que o Senhor te abençoe e te guarde.
 
                                                               Natanael de Souza