Mensagem

A GRAÇA DE DEUS

MSG 979 = 21/0/2024

  
      A graça de Deus é uma benevolência que não merecemos, mas que nos foi concedida pelo Senhor, através do sacrifício de Jesus. Veja o que disse o apóstolo Paulo: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus” (Ef. 2: 8).  Paulo indica a graça como o melhor caminho para a salvação, declarando que ela é dom de Deus, ou seja, não podemos alcança-la pelas nossas próprias forças. Antes dela, cada pessoa tinha que pagar, pelos pecados cometidos em vida aqui, ou depois da morte em vida espiritual (Lc. 16: 23-24-25). Assim, quem não fosse cobrado em vida, seria cobrado depois da morte. De um jeito ou de outro, enquanto os pecados não fossem totalmente pagos, a pessoa não alcançava o seio de Abraão, onde eram salvos naquele tempo (Lc. 16: 19 a 25 e Mt. 5: 21 a 26). Mas, Jesus conquistou um caminho muito mais evoluído para nos salvar. Portanto, se crermos nele, e formos batizados, nossos pecados são perdoados, e somos levados ao paraíso (Lc. 23: 29 a 43). Entretanto, só se passa nesse caminho através de aliança com Jesus, e quando nos mantemos fiéis até a morte (Ap. 2: 10 e Is. 35: 8-9). Essa aliança é caracterizada por três sinais, como sendo: O primeiro, é o batismo nas águas. O segundo o batismo com o Espírito Santo, que é considerado como a resposta do Senhor, indicando que fomos aceitos na aliança com ele; e o terceiro, que ocorre ao longo de nossa vida, é representado pela fé que vamos expressar diante dos desafios que  surgem quando cumprimos os mandamentos do evangelho. Assim, considerando que uma aliança envolve compromisso de dois lados, quem não tem pelo menos os dois primeiros batismos, não está em aliança com Jesus. O apóstolo Paulo mostrou isso, quando chegou em Éfeso e encontrou um grupo de cristãos que, apesar de terem sido batizados nas águas, não haviam sido batizados com o Espírito Santo (At. 19: 4 e 6). Ele deixou claro que é o batismo com o Espírito Santo que completa nossa aliança com Jesus, para a salvação. Portanto, se não o temos, não satisfazemos as regras definidas por João Batista. Veja o que João disse. Eis o texto:

      “Eu, na verdade, vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim, cujas sandálias não sou digno de levar, é mais poderoso que eu; Ele vos batizará com o Espirito Santo e com fogo.” (Mt. 3: 11).      

      Milhões de cristãos têm desprezado o batismo com o Espírito Santo, de forma semelhante ao que estavam fazendo os cristãos de Éfeso (At. 19: 1 a 6). Enganando as pessoas, satanás tem colocado a crença de que o batismo com Espírito Santo não é necessário. Ele sabe que quando alguém morre sem ter uma aliança completa com o Senhor, vai ficar nos domínios dele, por centenas de anos, pagando por pecados que não foram perdoados. Mas naqueles que morrem em fiel aliança com Jesus, ele não pode mais tocar, porque está selado para a redenção (Ef. 1: 13 e 1 Jo. 5: 18). Muitos pensam que sua salvação está assegurada sem o batismo com o Espírito Santo. Mas na verdade não está, porque ele indica a confirmação da aliança com Jesus, e não houver essa confirmação, o Senhor não nos reconhece.   A salvação é uma conquista espiritual, e portanto, o toque do Santo Espírito nos capacita para a luta que vem, a partir daí, ou seja, para o batismo com fogo (At. 1: 8). O caminho da graça, conquistado pelo Senhor, nos concedeu apenas o direito de escolher se aceitamos a aliança com Jesus, ou se queremos permanecer no mundo de pecados. Mas a salvação tem de ser conquistada como Jesus conquistou o caminho, que era uma promessa de Deus (Is. 35: 8-9). Essa é a razão pela qual aquele que quiser ser salvo, tem de tomar Jesus como modelo. Veja o que ele disse. Eis o texto:

       “E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me.” (Mc. 8: 34).  

      Tomamos a nossa cruz, quando desprezamos nossa própria vontade para fazer aquilo que ele mandou.  Assim, quem não cumpre o que Deus determinou, não tomou a cruz, e não tem unção suficiente para passar pelo batismo de fogo, vencendo os desafios que vai encontrar pela frente (1 Co. 3: 13-14-15). 

      Que o Senhor a quem servimos possa falar melhor ao seu coração.
 
                                                     Natanael de Souza