Mensagem

EVITAR CONFLITO

MSG 877 = 7.6.2022

       Ao ensinar o evangelho do reino, Jesus advertiu de que algo havia mudado em relação à lei de Moisés, e um dos detalhes importantes era o fato de que, agora, para nos aproximar da comunhão com o Senhor, deveríamos viver na prática de uma conduta muito mais santificada (Mt. 5: 20). Ele mostrou que, incluída nessa mudança está o dever dos irmãos evitarem o conflito entre si, pois, a partir de agora, Deus passaria a nos cobrar uma conduta superior à do tempo de Moisés (Mt. 5: 21). Esse aperfeiçoamento fez parte da Nova Aliança selada com o sacrifício do próprio sangue do Senhor, e visa a nos conduzir à vida eterna. Veja o que ele disse. Eis o texto:
      “... se trouxeres a tua oferta ao altar e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem, e apresenta a tua oferta (Mt. 5: 23-24).  
       Levar a oferta ao altar representa aproximar de Deus. Portanto, Jesus está indicando que Deus não nos recebe quando nos deixamos contaminar pela prática de um mau relacionamento entre os irmãos. Por isso, devemos buscar a reconciliação antes de apresentarmos ao altar do Senhor (Hb. 12: 1 - 2). Isso deixa claro a importância de um relacionamento saudável entre irmãos, apontando para a presença da unção de Deus entre os seguidores de Cristo, na busca de uma unidade de espírito, como foi pedido por Jesus em sua última oração sacerdotal (Jo. 17: 11 e 21). Ele foi elevado aos céus como nosso Sacerdote eterno, e como tal vai voltar para pedir contas da obediência aos seus mandamentos, e dar posse do reino espiritual da terra aos que forem aprovados no grande julgamento que separará os cristãos verdadeiros e condenará os falsos (Mt.25: 31 a 34). Portanto, serão considerados verdadeiros, e herdeiros do reino espiritual da terra, aqueles que se esforçarem para cumprir a sua Palavra (Mt. 25: 34). Veja o que ele disse. Eis o texto:
      “Eu, ... vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão será réu de juízo, ... e qualquer que lhe chamar de louco será réu do fogo do inferno” (Mt. 5: 22).
       A prática dessas recomendações do Senhor, não é fácil de ser cumprida; mas ela identifica o cristão como seguidor de Jesus, e tem grande peso na conquista da salvação. Ela é uma postura que contraria os planos de satanás, já que gera o princípio da santificação e permite ao homem chegar a Deus (Hb. 12: 14). Entretanto, essa atitude de perdoar aos que nos ofendem se torna cada vez mais difícil de ser praticada, pois o que mais o diabo faz, é provocar guerra e contenda entre os que servem a Deus. É por isso que Jesus advertiu de que no reino de Deus só entra quem emprega esforço (Lc. 16: 16). Em nossos dias, muitos estão sendo levados a crer que vão alcançar a salvação sem cumprir com fidelidade os mandamentos do Senhor. Mas a Bíblia mostra que os fracos no conhecimento e prática da Palavra de Jesus, podem até chegar à salvação, mas somente depois de longos anos de sofrimentos na mão de satanás pagando por seus erros (I Co. 3: 15). Portanto, amigos, esforce para cumprir os mandamentos do Senhor, pois nossa salvação imediata, ou seja, a subida de nossa alma para a gloria de Deus logo depois que morremos, é a maior vitória que um cristão pode alcançar (Sl. 34: 7).  
            Que o senhor a quem servimos possa falar melhor ao seu coração. 
 
                                                                         Natanael de Souza