Mensagem

ELE PEDE CONTAS

MSG 1005 = 21-08-2024

       Somos um espírito, vivemos num corpo e temos uma alma (I Ts. 5: 23). O principal elemento de nossa existência é o espírito, que foi criado à imagem e semelhança de Deus (Gn. 1: 26). Nascemos na terra para dominá-la temporariamente, e por isso nosso corpo é o instrumento do espírito, tem um tempo limitado aqui (Sl. 139: 16). Por causa do pecado, perdemos, para a antiga serpente, o direito de domínio da parte espiritual. Porém, ainda nos resta o domínio da parte material, que é a mais fraca. Por isso, quando termina os dias de nosso corpo aqui, continuamos a caminhada de nossa existência, apenas em espírito. É nesse evento que Deus examina o que fizemos na terra, em relação à sua soberana vontade. Veja o que ele disse para Moisés. Eis o texto:

       “... lhes suscitarei um profeta semelhante a ti; e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar. E de qualquer que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, eu exigirei contas.” (Dt.18:18-19).    

       Assim, é no evento da morte que termina o ciclo de nosso corpo na terra, e nossas obras vão ser examinadas por Deus, tendo por fiel da balança a Palavra de Jesus registrada na Bíblia (Jo. 12: 48). A posição em que nosso espírito vai assumir daí para a frente, depende das ações que praticamos aqui (Jr. 17: 10-11). O Senhor avalia se nosso espírito pode ficar mais perto ou mais longe dele, aguardando o último juízo (Hb. 9: 27). Isso acontece com todos aqueles que não viveram em aliança de salvação com Jesus (Lc. 9: 23-24). Dependendo de suas obras, o espírito avaliado pode ser deixado na terra, ou alocado a pontos mais altos, ou seja, mais próximos de Deus. Por não poder sair dos domínios do reino de satanás, ele passa totalmente à condição de súdito do inimigo, ou seja, ficando inteiramente obrigado a obedecê-lo e fazer o que ele mandar. Portanto, para aqueles que não fizeram aliança de salvação com Jesus, a situação é muito pior que viver no corpo aqui na terra. Foi para que isso não viesse a acontecer, que Jesus convidou todos a aceitar sua aliança. Veja o texto:

       “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.” (Mt. 11: 28-29).

       O jugo de Jesus está expresso na exigência de aceitar seus mandamentos, batizando nas águas, e ser batizado com o Espírito Santo, fechando aliança com ele, para passar pelo batismo de fogo, sendo que esse representa nossa luta, durante a vida, para vencer todas as tentações do inimigo (Lc. 3: 16). Portanto, Jesus é o único caminho para ser salvo, e se libertar dos domínios do inimigo (Jo. 8: 31-32). Quem não entra por esse caminho, morre, e continua sujeito a ter de fazer o que o diabo mandar, muitas vezes tendo de usar a sabedoria que adquiriu na terra, para servi-lo. É por isso que satanás resgata para seus serviços, espíritos de pessoas que morreram cheios de conhecimento humano, para transforma-los em grandes principados no mundo espiritual, com alto nível de sabedoria, que dominam a mente humana sem que percebamos sua presença (Ef. 6: 12). A Bíblia mostra que satanás vai ser preso, e que durante o tempo de sua prisão os espíritos de pessoas que não foram salvas permanecerão na terra sem fazer mal algum. Isso nos deixa convictos que o mal tem um só comando, que é satanás, a descendência da serpente. 

      Que o Senhor a quem servimos possa falar melhor ao seu coração.
 
                                                                  Natanael de Souza