Mensagem

EDIFICAÇÃO DA IGREJA

MSG 695 de 12/05/2020

 

       A igreja cristã é um projeto de Deus, que vem sendo realizado a mais de dois mil anos, com o alvo de inscrever a vontade do Senhor no coração das pessoas (Jr. 31: 31 a 34). Jesus a implantou - revelando o evangelho - e voltou para o céu, deixando a edificação dela sob a responsabilidade daqueles que, chamados por Deus, se tornam seguidores de Cristo (Jo. 6: 44-45 e Mt. 25: 14-15). Essa edificação, que ainda está em curso, foi sustentada originalmente durante três séculos, mas, segundo a história, o princípio de só admitir pessoas chamadas, foi violado por volta   do ano 325 d. C. com a entrada do rei Constantino, que aderiu ao cristianismo e trouxe com ele toda a espécie de pessoas não chamadas por Deus.

       A partir daí, a edificação da igreja foi contaminada com costumes abomináveis aos seus princípios, e essa é a razão da existência hoje de tantas discordâncias entre seus membros. As pessoas que entram sem ter o chamado de Deus, não têm o verdadeiro entendimento do evangelho. Um diálogo que Jesus teve com os discípulos deixou isso bem claro. Ele mostra que a edificação da igreja cristã só se processa através da revelação divina (Mt. 16: 13 a 18). Por isso, quem entra sem ser chamado não tem o discernimento correto das Escrituras, visto que Deus determinou isso centenas de anos antes da vinda de Jesus (Is. 6: 10 a 13 e Mt. 13: 10 a 15).

       Jesus mostrou que os cristãos que não têm a chamada de Deus, não entraram pela porta do aprisco. Para esses o porteiro não abre as portas, e por isso eles não têm discernimento espiritual correto (Jo. 10: 1 a 4 e I Co. 2: 14). O resultado disso vai ser muito danoso, já que esses edificam a igreja em bases fracas, que vão ruir facilmente no dia da prova. Veja o que disse o apóstolo Paulo. Eis o texto:

      “... lancei o fundamento ... e outro edifica sobre ele. Porém veja cada um como edifica ... se alguém edifica sobre o fundamento um edifício de ouro, de prata, de pedras preciosas, de madeira, de feno, de palha, manifesta se tornará a obra de cada um; ... porque ele é revelado em fogo; e qual seja a obra ... o próprio fogo o provará. Se permanecer a obra do que a sobre-edificou, esse receberá recompensa; se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas o tal será salvo, todavia como através do fogo.” (I Co. 3: 10 a 15).

       As edificações resistentes são obtidas por aqueles que buscam entender a Palavra do Senhor, e a enxergam com muito mais profundidade através da visão espiritual. Mas isso só é dado a quem tem o chamado do Senhor, pois guiados pelo Espírito Santo, eles ultrapassam a capacidade humana, superando aqueles que estribam em seu próprio entendimento (Pv. 3: 5-6-7). Entretanto, mesmo com as dores daqueles que tiveram uma edificação fraca, a igreja vai alcançar sua verdadeira finalidade, pois está escrito que a terra será cheia do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar (Is. 11: 9 e Hc. 2: 14). Nesse tempo não haverá mais falso profeta, nem fariseu moderno, como existem hoje.

       Portanto, a igreja do Senhor ainda está em edificação. A profecia aponta para isso, mostrando-a como um grande sinal, que será visto nos céus, na representação de uma mulher resplandecente, tendo a lua sob os pés, e uma coroa de doze estrelas na cabeça (Ap. 12: 1). Isso acontecerá no tempo marcado, quando satanás vai tentar destrui-la, e ser derrubado dos céus, pois está escrito que a porta do inferno não prevalecerá (Mt. 16: 18).

       Que Deus nos conceda a força e o poder para vencer todas as coisas.
 
                                                       Natanael de Souza