Mensagem

DETALHE DA UNÇÃO

MSG 936 = 30/08/2023

        Em sentido figurado, a parábola dos talentos se refere à unção que o Espírito Santo deixa na pessoa alcançada pela chamada de Deus para o caminho da vida eterna (Jo. 6: 44). Porém, o grau dessa unção é concedido de maneira diferenciada, levando em conta a capacidade espiritual de cada pessoa (Mt. 25: 14-15). Deus toma por base a herança espiritual que vem de nossos ancestrais. O bem ou o mal que eles fizeram, obedecendo ou não a vontade do Senhor, é o fator determinante sobre aquilo que vamos receber. No momento em que somos chamados, se formos descendentes de pessoas que viveram em desobediência ao Senhor, podemos ser afetados até a terceira ou quarta geração de nossos ancestrais. Veja o que está determinado no segundo mandamento da lei de Deus dada a Moisés. Eis o texto:

       “... porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.” (Ex. 20: 5-6).

       Na parábola formulada, Jesus apresentou três pessoas sendo abençoadas, tendo uma recebido cinco talentos; outra dois; e outra um, de acordo com suas capacidades. Considerando a perfeição das colocações de Jesus, vemos que ele se referia à capacidade de unção potencial que o Espírito Santo deixa em nós, quando somos alcançados pela chamada de Deus. O fator de maior ou menor grau de unção, é que faz a diferença na vida prática do seguidor de Cristo. Por isso, encontramos pessoas que têm a chamada de Deus, mas retroagem na fé, vencidas pelo diabo. Mas também encontramos pessoas que dão frutos espirituais de grande alcance, e jamais se deixam enganar pelo inimigo. Portanto, o grau de unção e o esforço para o multiplicar, é o que garante nossa vitória nos caminhos da salvação. Isso ficou bem entendido quando Jesus foi tentado no deserto. Ele venceu todas as investidas de satanás porque tinha a Palavra de Deus preparada para rebater todas as tentativas do inimigo. Veja no texto abaixo:

      “Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra. Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.” (Mt. 4: 5-6-7).

      Nesse tipo de investida, só poderia vencer quem tivesse uma grande unção para guardar o perfeito sentido da Palavra de Deus. Essa é a modalidade que o diabo usa fartamente hoje, através dos falsos profetas para enganar as pessoas, se referindo à santa Palavra, mas de maneira distorcida. Esse tipo de engano, só é percebido por pessoas que têm maior grau de unção no entendimento da Palavra. Elas até tentam compartilhar de grupos liderados pelos enganadores, mas percebem logo a maneira com a qual eles lançam o engano, e os abandonam. Portanto, nosso sucesso ou derrota depende muito do grau de unção que nos é concedido no mento de nossa chamada.

       Que o Senhor a quem servimos possa falar melhor ao seu coração.
 
                                                           Natanael de Souza