Mensagem

DEPOIS DA MORTE

MSG 976 de 12/-4/2024

       As Escrituras dão detalhes do que acontece com a pessoa depois da morte. Para se ter uma ideia, basta conhecer a verdade, observando as revelações do Senhor através de sua Palavra. (Jo. 8: 32). Entretanto, temos de levar em conta que Deus compensa a cada um de nós, segundo os frutos de suas ações (Jr. 17: 10). Isso nada tem a ver com a religião ou crença praticada, mas com os resultados que nossas atitudes provocam na vida das pessoas com as quais relacionamos. Assim, independente de crermos, no momento em que finda o tempo de nosso corpo, nossa alma desperta para sua existência, e Deus vai examinar o que fizemos, para determinar onde ela vai ficar. Ele tem a memória detalhada das atitudes que tomamos, pois no momento em que nosso corpo foi gerado ainda no ventre materno, ele determinou nossos dias aqui, e anotou em seu livro. Veja o texto do que Davi disse em oração para Deus:

      “Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.” (Sl. 139: 15-16).

       Isso quer dizer que ninguém está fora dos olhos de Deus nesse mundo, e somos julgados individualmente, quando nosso corpo morre. Esse julgamento toma por base a Palavra de Jesus registrada na Bíblia (Veja Dt. 18: 18-19 e Jo. 12: 48). É aí que o Senhor determina se nossa alma vai ser levada ao paraíso, se vai continuar no alcance dos domínios satânicos, ou se vai simplesmente ficar vagando pela face da terra por centenas de anos. Nessa última hipótese, ela se torna imediatamente escrava de satanás, sendo obrigada a fazer o que ele mandar, e não o que ela quiser (Lc. 16: 23-24). Quem praticou algo que resultou – de alguma forma – em bem aos seus semelhantes, mesmo continuando nos domínios do diabo, pode ser localizado em pontos mais altos nas regiões celestiais, e aguardar o juízo final em situação menos ruim (Hb. 9: 27). Mas aquele que só se interessou pelos bens da terra, não sai dela. Veja a sábia recomendação de Jesus. Eis o texto:

      “Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.” (Mt. 6: 19-20-21).

       O coração a que Jesus se refere, é o nosso espírito. Ajuntamos tesouros nos céus, quando fazemos as coisas que agradam a Deus; e na terra quando focamos nossa vida apenas nas coisas terrena. Portanto, somos nós que determinamos para onde vai nossa alma depois da morte. As Escrituras se constituem na bússola que nos orienta, porque elas contêm a vontade de Deus. Assim, nossa posição depois da morte, está em nossas mãos. Por isso, aquele que busca conhecer a verdade, verdadeiramente se liberta, visto que ele pode determinar seu próprio destino, já que podemos confiar naquilo que o Senhor bondosamente concedeu para nossa orientação. Precisamos apenas de ser prudentes e valentes (Jz. 7: 4 a 7). Na jornada de nossa existência, encontramos muitos profetas de mentirinha. Mas se crermos em Deus, o Espirito Santo não deixa que eles nos enganem (I Jo. 2: 27).

      Que o senhor a quem servimos possa falar melhor ao seu coração.
 
                                                         Natanael de Souza