Mensagem

DELEITES DO MUNDO (2)

MSG

       
       Evitar se contaminar com os deleites que o mundo oferece, é uma das estratégias importantes para vencer as astúcias que o inimigo coloca sorrateiramente diante de nós. Jesus mostrou isso por ocasião em que foi tentado por satanás (Mt. 4: 8-9). Por isso, é necessário que venhamos a viver pela fé, buscando todos os dias o revestimento do poder do Espírito Santo, para perceber e resistir as tentativas trazendo algo que move fortemente nossos desejos carnais. É possível que essa resistência seja muito mais frágil nas pessoas que não têm o batismo com o Espirito Santo, pois os deleites atraentes rondam nosso coração todos os dias e de todas as formas (I Pe. 5: 8-9). Foi por essa razão que Jesus recomendou seus discípulos a vigiar e orar. Um dos exemplos do resultado que é obtido por aqueles que perseveram nesse sentido, foi dado por Daniel, quando vivia como escravo na Babilônia, e de repente se viu escolhido para viver no palácio, e participar das iguarias da mesa do rei. Veja o texto:

       “E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar” (Dn. 1: 8).   

       Essa era uma forte tentativa de atrair Daniel para cair na armadilha, e desobedecer ao Senhor, se alimentando de certas comidas proibidas aos judeus, como povo escolhido por Deus. Entretanto, mesmo o homem tendo um coração altamente corrupto, Daniel teve a coragem de tentar resistir, para não quebrar os princípios da ordem de Deus, e o Senhor o fez ser bem-sucedido. Ele propôs ao eunuco representante do rei, que permitisse para ele se alimentar somente de legumes e verduras (Dn. 1: 9-10). O eunuco foi tocado no coração, e mesmo com medo, concedeu o pedido de Daniel. No final de um período, foi verificado que aqueles que se alimentaram de legumes e verduras, conforme Daniel pediu, tiveram um resultado melhor que aqueles que comeram das iguarias da mesa do rei. Isso mostra que Deus agiu pela obediência de Daniel, fazendo a diferença entre aqueles que creem e os que seguem os costumes do mundo. É de se imaginar o esforço que Daniel fez para cumprir aquilo que o Senhor os havia ordenado. Em sentido figurado, esta situação é posta diante de milhares de cristãos hoje. Daniel tinha tudo para achar que Deus o estava abençoando; mas colocou o Senhor em primeiro lugar, e teve grande sucesso. Veja o texto:

       “E em toda a matéria de sabedoria e de discernimento, sobre o que o rei lhes perguntou, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos astrólogos que havia em todo o seu reino. E Daniel permaneceu até ao primeiro ano do rei Ciro” (Dn. 1: 20-21).  

       Esse é um dos grandes testemunhos de que quando obedecemos a Deus, e o colocamos em primeiro lugar em nossa vida, ele se manifesta através de resultados humanamente inacreditáveis. Por isso, nunca esqueça de que satanás se esmera em apresentar deleites cada vez mais atraentes, a fim de levar as pessoas a ser infiéis para com Deus. A unção de Deus, através do Espírito Santo, é a forma mais eficaz para não cair nesse tipo de cilada. Daí, a necessidade de buscarmos o batismo espiritual, já que só ele nos capacita a vencer as artimanhas satânicas. Essa é a razão pela qual Jesus mandou que os discípulos – mesmo já tendo o Espírito Santo – permanecessem na cidade esperando o batismo que aconteceu no dia de Pentecostes (At. 2: 7). Isso deixa clara a necessidade de buscarmos seriamente o poder do alto.

       Que o Senhor a quem servimos possa falar melhor ao seu coração.
 
                                                         Natanael de Souza