Mensagem

CORRUPÇÃO DO ESPIRITO

MSG 854 = 12.10.2021

     O espírito humano é identificado nas Escrituras, como coração. Assim da mesma forma que o coração é o centro da vida no corpo físico, o espírito é o centro de nossa existência perante o mundo espiritual (Pv. 20: 27). Na verdade, ninguém existiria sem o espírito, já que somos um conjunto de espírito, corpo e alma (I. Ts. 5: 17).  Portanto, quando a Palavra de Deus descreve que o coração é enganoso, e desesperadamente corrupto, ela está se referindo à grande imperfeição do nosso espírito, no sentido de mudar com facilidade seus conceitos de julgamento sobre os sentimentos que nos envolvem (Jr. 17: 9). Essa é a grande imperfeição que os seres humanos carregam desde quando rebelaram contra Deus no paraíso. Ela não existia no homem que Deus criou originalmente (Ez. 28 15). Por isso é uma enfermidade espiritual, cuja cura já foi determinada pelo Senhor a mais de dois mil anos. Veja o que disse o profeta Isaías ao falar sobre Jesus. Eis o texto:

       “Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.” (Is. 53: 5).  
   
        Veja que o Senhor determinou nossa cura não só física como espiritual, através do sacrifício de Jesus, centenas de anos antes de sua vinda, ou seja, nossa cura já é uma realidade, porém depende de cada um de nós tomar posse dela (Ef. 1: 3). Isso quer dizer que podemos alcança-la também em nosso espírito, se a buscarmos nos ensinos de Jesus (Mt. 7: 7). No caso presente, em que nosso espírito é facilmente corruptível, o Senhor mostrou pelo menos duas formas para essa cura, qual seja conhecer o evangelho, e limitar nossas palavras em sim, sim; e não, não (Jo. 8: 31 e Mt. 5: 37). A corrupção espiritual mais perigosa, é a emissão de pensamentos enganosos vindos das potestades e principados espirituais malignas, que entram em nossa mente, mudando o rumo de nossa vida, sem que percebamos. Isso acontece quando elas encontram espaço em nosso comportamento (Ef. 6: 12). Jesus demonstrou que a maneira de as rebater é conhecer a Palavra de Deus, e a usar como espada do espírito, rejeitando tudo o que vem do diabo (Mt. 4: 2 a 10). Para isso, devemos vigiar e orar sempre, para não cairmos nas tentações (Mt. 26: 41). Da mesma forma que os olhos de Deus passam por toda a terra buscando aquele que é inteiramente Dele; também os olhos de satanás rondam em busca de pessoas com espírito fraco (2 Cr. 16: 9 e I Pe. 5: 8). É evidente que ele pousa sobre aquele que tem um coração fácil de ser corrompido, ou que dá brecha para ele, ignorando as advertências de Jesus. Nosso relacionamento com o mundo espiritual se processa por meio de sintonia, com o bem ou com o mal. Veja o que disse Jesus. Eis o texto:

      “São os teus olhos a lâmpada do teu corpo; se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; mas, se forem maus, o teu corpo ficará em trevas. Repara, pois, que a luz que há em ti não sejam trevas. Se, portanto, todo o teu corpo for luminoso, ... será todo resplandecente como a candeia quando te ilumina em plena luz.” (Lc. 11: 34-35-36). 

      Assim, se atentamente procedermos como Jesus mandou, alcançamos a cura da imperfeição do nosso espírito, como está na profecia de Isaías. Mas se negligenciarmos os mandamentos do Senhor, certamente não chegaremos à perfeição necessária para a comunhão perfeita com o Pai celestial como é exigido (Mt. 5: 48).

       Que o Senhor nos abençoe, dando forças para vencer todas as coisas.
                                                                
                                                                      Natanael de Souza