Mensagem

CONSULTAR AOS MORTOS

MSG 937 de 05/09/2023

      Apesar de se expressar através do corpo, nossa capacidade de entendimento está no espírito, e é vista por Deus como luz espiritual. Ela se limita ao que aprendemos durante o tempo de vida aqui, e é quem nos permite aproximar do Senhor, na medida em que vivemos segundo Sua vontade (Mt. 5: 14). Assim, quando morremos, o espírito a leva, mas ele só consegue se aproximar de Deus de acordo com o que aprendeu aqui. Isso quer dizer que ele cessa o aprendizado, e sua morada fica mais perto ou mais longe de Deus, segundo a capacidade que tinha no momento em que perdeu o corpo. Essa é a razão de existir espíritos em várias alturas do mundo espiritual, ou seja, de maior ou menor luz. Eles são posicionados segundo o grau de santidade que alcançaram aqui (Fp. 3: 13-14). Por isso, os espíritos que vivem na terra, só estão aqui – e não subiram - porque não conhecem a vontade de Deus. Portanto, eles jamais podem nos instruir na verdade, pois não a conhecem, e se o seguirmos não passaremos de seus limites. Essa é a razão pela qual Deus nos proíbe de os consultar. Veja o texto:

       “Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos?” (Is. 8: 19).

       Isso quer dizer que quem segue os conselhos ou instruções dos espíritos que não chegaram a Deus, está cometendo desobediência e usando intermediários entre si e o Senhor, retardando seu próprio aperfeiçoamento espiritual, e sujeito a ser amaldiçoado, por estar confiando em outro homem e se afastando de Deus (Jr. 17: 5-6). Essa é a razão de Deus condenar a consulta aos mortos, e advertir das graves consequências que isso pode provocar em nossa vida. Veja o foi dito ao profeta. Eis o texto:

       “À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles. ... passarão pela terra duramente oprimidos e famintos; e será que, tendo fome, .... E, olhando para a terra, eis que haverá angústia e escuridão, e sombras de ansiedade, e serão empurrados para as trevas.” (Is. 8: 20-21-22).

       O texto deixa claro que a consulta aos mortos atrai miséria para a vida de quem o aceita. Deus proíbe isso porque a Bíblia traz todas as revelações de Sua vontade para nós, sem precisar recorrer a mortos. Além do mais, tal atitude revela menosprezo para com as bençãos que o Senhor nos oferece (Ef. 1: 3). Assim, nosso caminho certo é buscar o toque do Espirito Santo, pois, no momento em que isso acontece, a unção de capacidade potencial que Ele deixa em nós, vai nos permitir perceber toda a vontade de Deus (Mt. 25: 14-15). Alcançamos isso quando aceitamos Jesus como nosso único e exclusivo salvador, e passamos a ser seus discípulos (Jo. 8: 31-32). Portanto, a consulta aos mortos não deve ser praticada nem aceita, pois ela nos ocasiona grandes sofrimentos. Para nosso próprio bem, Deus exige que vivamos segundo a Palavra Dele, que, em nosso tempo, é revelada através do evangelho do reino. Por isso, irmãos, não permita que ninguém te engane com revelações de espíritos de mortos, pois todos aqueles que não alcançaram a salvação estão nos domínios satânicos, e só podem passar mentiras, já que enquanto permanecerem nessa situação, eles são obrigados a falar o que satanás manda, ou seja, suas revelações passam pelo crivo do diabo.

      Que o Senhor a quem servimos possa falar melhor ao seu coração.
 
                                                           Natanael de Souza