“Sucedeu, porém, que, ao tempo em que Merabe, filha de Saul, devia ser dada a Davi, foi dada por mulher a Adriel, meolatita. ”(1 Sm. 18: 19).
A cofiança em Deus é uma postura importante que devemos assumir na vida. O Senhor sabe de cada detalhe de nossos sentimentos mais do que nós mesmos. Antes de abrirmos a boca para dizer o que está em nosso coração, Ele vê perfeitamente se assumimos uma postura contra alguém, em cuja vida se cumpre seus planos. Na maioria das vezes cometemos esse erro por duvidar de seu poder; e aí passamos a fraquejar na fé, abrindo brecha para o inimigo que está sempre à espera de nossas falhas (1 Pe. 5: 8). Jesus mostrou que quando temos posição de mando, de riqueza ou acentuada sabedoria humana, geralmente estamos mais vulneráveis em nossa confiança no poder Deus. Isso aconteceu com Saul, primeiro rei de Israel, mais ou menos nos anos 1070 a.C. Descrevendo seus atos as Escrituras indicam que por várias vezes Saul deixou de confiar na providência divina e acabou desagradando a Deus (1 Sm. 15: 16 a 19). Também pelo mesmo motivo passou a ver Davi como seu adversário, e acabou morto pela espada dos filisteus (1 Sm. 31: 6).
O texto acima transcrito relata um dos atos de Saul, humilhando Davi. Ele havia prometido a Davi sua filha Merabe em casamento, e depois a entregou para outro homem. Por várias vezes Saul fez coisas semelhantes, simplesmente porque percebia em Davi um maior poder da unção de Deus. Isso demonstrou claramente a falta de confiança no Deus de Israel, que o havia constituído rei, e o resultado foi a derrota.
Os fatos relacionados ao rei Saul, expressam uma clara advertência do que acontece com quem se deixa levar pela falta de confiança no Senhor, e resolve tomar atitudes de sua própria imaginação, principalmente quando se está lutando contra ungidos de Deus. Davi passou pelas humilhações, e teve até oportunidade de contra-atacar; mas não o fez pelo temor de Deus, sabendo que apesar da fraqueza, um dia no passado Saul havia sido ungido pelo Senhor (1 Sm. 24: 6).
A confiança que Davi teve em Deus não foi em vão. Ele venceu todas as barreiras, e morreu em ditosa velhice, não sem antes passar o reino ao seu filho Salomão. Veja o que ele declarou. Eis o texto:
“Aproximando-se os dias da morte de Davi, deu ele ordens a Salomão, seu filho, dizendo: Eu vou pelo caminho de todos os mortais. Coragem, pois, e sê homem! Guarda os preceitos do SENHOR, teu Deus, para andares nos seus caminhos, …” (1 Re. 2:1-2-3).
A comparação entre os rumos que tomou a vida de Saul e a de Davi é um dos exemplos mais evidentes de que a firme confiança em Deus é a base principal de nossa vitória.
Amigo, não te deixes levar pelas adversidades. Confia no Senhor de todo o seu coração, ainda que tudo pareça contrário, e certamente Ele te responderá, pois nada escapa de seus olhos e de sua reta justiça. Veja o texto:
“Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. ” (Pv. 3: 5-6).