Mensagem

A CONDUTA DO CRISTÃO

MSG 858 = 09/11/2021

No tempo da Lei de Moisés, muitos mandamentos estavam mais próximos daquilo que achamos ser nossa razão, e por isso não requeriam esforços para sua prática no dia a dia do relacionamento com nossos irmãos (Mt. 5: 21-22). Mas esses mandamentos representavam um estágio espiritual mais atrasado, exigindo apenas obediência, e não a santificação. Entretanto, pela necessidade de aproximarmos gradativamente na busca da comunhão espiritual com Deus, como era antes, o evangelho do reino, trazido por Jesus, mudou algumas coisas que exigem muito mais esforço de nossa parte. Essa é a razão de Jesus haver dito que somente quem esforça consegue entrar no reino de Deus (Mt. 11: 12). Esse esforço representa a necessidade de negar o sentimento de nosso coração embrutecido, e somente quem consegue bom êxito nesse sentido segue realmente a Jesus. Veja o texto:

      “Então, convocando a multidão e juntamente os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.” (Mc. 8: 34).
    
       O Senhor deixa claro que esses dois tipos de conduta são condições essenciais para quem quiser ser salvo, passando direto da morte para a vida (Jo. 5: 24). Para alcançarmos esse alvo precisamos ser guiados pelo Espírito Santo, pois vivemos num mundo onde as potestades malignas, de alto poder astucioso, criam situações a todo momento visando nos fazer cair em suas tentações (Lc. 11: 1 a 4). Isso mostra que é muito difícil suportar as afrontas que surgem, sem reagir, como manda os mandamentos de Jesus (Mt. 5: 21-22). Entretanto, é possível ter êxito, se houver em nós o revestimento da unção dada pelo Espírito Santo (At. 1: 8). Mas, para que isso aconteça, é necessário conhecer as Escrituras, e crer em Jesus como nelas está escrito (Jo. 7: 38). Essa, certamente foi a razão de Jesus mandar dar prioridade à busca do reino de Deus e sua justiça em qualquer atividade onde se quer seguir a ele (Mt.6: 44). A obediência ou não desse mandato do Senhor vai determinar o destino daqueles que seguem a Jesus. Veja o que disse o apóstolo Paulo sobre o ensino do evangelho. Eis o texto:

      “... se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, manifesta se tornará a obra de cada um; ...  e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará. Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão; se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo.” (I Co. 3: 12 a 15).     

       Comparando a conduta do seguidor de Cristo à construção de um edifício, Paulo mostra que ela pode ser até mesmo como uma construção de palha, que se queima com o fogo representado pelas provas a que somos submetidos, e nesse caso vamos sofrer nas mãos do inimigo por vários séculos até o Juízo Final (Ap. 20: 11).

       Portanto, amigos, é de grande importância o esforço para se cumprir os mandamentos de Jesus, e manter uma conduta reta diante dele, ainda que tenhamos de nos humilhar ou perdoar muitas injustiças (Dt. 5: 32). A compensação virá no momento de passarmos desse mundo transitório para o outro definitivo. Assim, o cristão que quer levar a sério as condições para sua salvação, não deve deixar de procurar um bom ensino bíblico, para ter o evangelho no coração como um edifício de ouro, e garantir sua entrada na vida eterna.

       Que o Senhor a quem servimos te abençoe e te guarde.
 
                                                            Natanael de Souza