Mensagem

CEGO ESPIRITUAL

MSG 992 = 20/06/2024

    
       Deus criou o homem perfeito, com a visão física e percepção espiritual, para dominar sobre a terra (Gn. 1:28). Mas, por ter rebelado contra Deus, o homem perdeu a percepção que tinha do mundo espiritual, ficando apenas com a capacidade de perceber as coisas do mundo físico. Por isso, o mundo espiritual passou a ser encoberto pelos pecados que ele comete, impedindo-o de voltar à sua origem quando termina sua missão na terra. O caminho certo para ele, se não tivesse rebelado contra o Senhor, seria voltar a Deus (Ecl. 12: 7). Mas essa volta se tornou difícil por causa dos pecados que ele comete. No entanto, o Senhor criou um caminho para o salvar (Is. 35: 8). Porém, ele exige um novo nascimento, ou seja, ele tem de nascer também do espirito (Jo. 3: 3). Por ser de caráter espiritual, esse nascimento, só pode se realizar através do Espírito Santo, que perdoa parte de nossos pecados, e nosso espírito passa perceber a verdade. Portanto, é o Espírito Santo quem nos guia em todo o caminho da verdade. Veja o que disse Jesus. Eis o texto:

      “Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. (Jo. 16: 13).

       O Senhor mostra que só somos curados da cegueira espiritual e passamos a perceber a vontade de Deus, quando somos batizados com o Espírito Santo. Portanto, sem esse batismo, permanecemos enganados espiritualmente pelas coisas do mundo que não procedem da vontade de Deus. Essa é a razão de muitos hoje se levantares contra as obras do Espirito Santo que se manifestam em lugares onde se temem a Deus, e recebem as respostas decorrentes da obediência. Aqueles que se levantam contra as evidencias do poder de Deus onde se cumprem a sua Palavra, nunca vão entender se não se converterem. A cegueira espiritual que eles sofrem é considerada uma enfermidade perante os olhos do Senhor. Entretanto, Jesus já determinou a cura dela, mediante seu sacrifício na cruz. Veja o que disse o profeta Isaías, referindo-se ao sacrifício de Jesus. Eis o texto:

      “Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.” Is. 53: 4-5).

       Portanto, tudo que o cego de espírito precisa para entender as obras que Deus realiza na terra, é ser alcançado pelo Espírito Santo para que sua visão seja completa. Isso foi muito evidenciado na conversão do apóstolo Paulo. Como fariseu, ele era um ferrenho perseguidor dos cristãos, porque não enxergava a verdade. Mas a partir do dia em que foi chamado pelo Senhor, e recebeu o toque do Espírito Santo, sua visão foi completada, ou seja, além de enxergar fisicamente, passou a enxergar espiritualmente (At. 9: 1 a 8). De modo semelhante ao que acontecia com Paulo, também acontece hoje com aqueles que não ainda não tiveram uma experiencia com o poder de Deus. O mais interessante, é que muitos deles enganam o povo, se apresentando como líder religioso, como também Paulo fazia. Só que quem neles confiam caminham para o inferno, e nunca verão a luz da alva (Mt. 23: 15).

      Que o Senhor a quem servimos possa falar melhor ao seu coração.
 
                                                             Natanael de Souza