Mensagem

CAMINHO SANTO

MSG

       Muitos séculos antes da vinda de Jesus, as Escrituras davam conta de que Deus estava preparando para que o mundo viesse a ter dias melhores. Sabemos que tudo o que acontece na terra é comandado pelo mundo espiritual, e o reino espiritual dela estava sob os domínios exclusivos de satanás desde a rebelião de Adão e Eva (Gn. 3: 15). Portanto, estávamos separados de Deus, e nossa alma não tinha condições de voltar ao reino do Criador, a menos que ele abrisse um caminho. Essa separação aconteceu a pedido do próprio homem, que concordou com sua mulher em dar ouvidos às mentiras de um animal, e desobedecer às ordens do Senhor. Entretanto, aprouve a Deus abrir um caminho para que nosso espírito pudesse voltar à sua origem, e restaurar os privilégios perdidos. Veja o texto:

            “E a terra seca se tornará em lagos, e a terra sedenta em mananciais de águas; e nas habitações em que jaziam os chacais haverá erva com canas e juncos. E ali haverá uma estrada, um caminho, que se chamará o caminho santo; o imundo não passará por ele, mas será para aqueles; os caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão.” (Is. 35: 7-8)    

      Jesus foi e sempre será o executor desse caminho (Jo. 14: 6). Porém, para se entrar nele, Deus exige que decidamos a purificar de nossos pecados para alcançar o padrão de santidade do mundo para o qual vamos voltar (Mt. 5: 48). É bom observar que esse caminho é para todos, desde que haja uma decisão pessoal de nossa parte no sentido de abandonar os costumes ensinados pelo mundo dirigido pelo diabo, e migrar para o reino de Jesus, por ser ele o caminho santo. Essa decisão é posta perante o Senhor quando batizamos nas águas, indicando que queremos nos arrepender de nossos pecados. Porém, as regras do caminho santo exigem uma aliança com o Senhor. Por isso, para entrar nele Deus estabeleceu uma nova aliança, como já era previsto nos planos do Senhor (Jr. 31: 33). Essa aliança é composta de três partes, a que se chamou de batismos, ou seja, de nossa parte; da parte de Deus; e da união das duas, até vencermos o caminho. Milhões de pessoas que se decidiram a entrar no reino de Deus, isto é, na salvação, não são orientadas a cumprir corretamente as regras, e vivem no engano pensando que vão alcançar a salvação, e não conseguem, por não cumprir integralmente o que Deus mandou. Elas não observaram o que João Batista revelou, e por isso Jesus não as reconhece quando morrem (Mt. 7: 22-23). Veja o texto do que ele disse:

      “Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar a correia das alparcas; esse vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. Ele tem a pá na sua mão; e limpará a sua eira, e ajuntará o trigo no seu celeiro, mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga.” (Lc. 3: 16-17).  

       Isso ocorre quando não buscamos o batismo com o Espírito Santo, pois ele é o sinal de confirmação de que fomos aceitos. Jesus sinalizou que esse o batismo é uma necessidade, quando ordenou a seus discípulos que aguardassem em Jerusalém até a descida do Espírito Santo (Lc. 24: 49). Portanto, amigo, não espere ser salvo, se você não completou as regras da nova aliança. Lembre que o caminho é santo, mas temos que passar pelo batismo com fogo, que representa os desafios de satanás, enquanto estivermos no mundo (Jo. 16: 33).

      Que o Senhor a quem servimos possa falar melhor ao seu coração.
 
                                                              Natanael de Souza