Mensagem

Bem-Sucedido

MSG 275 = 18/1/2012

Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido. ” (Js. 1: 8).  
  
       O homem foi criado para reinar como guardião de todas as coisas da terra, e para isso recebeu a unção de querubim da guarda (Ez. 28: 14). Esse é o motivo pelo qual existe em nosso coração o desejo natural de conquistar boas posições na vida, pois as Escrituras mostram que os dons e a vocação dados por Deus têm caráter irrevogável (Rm. 8: 29). Entretanto, para que venhamos a reinar ou permanecer reinando, é necessário agir com fidelidade e obediência à vontade do Senhor, contida em Seus mandamentos (Dt. 28: 1). Por isso, procurar saber os detalhes da vontade de Deus, é a atitude mais prudente para aquele que não aceita derrotas. Essa foi a instrução dada a Josué quando substituiu Moisés, assumindo o pesado encargo de conduzir o povo de Deus para entrar na terra da promessa. 

       O texto que acima reproduzimos faz uma referência direta às recomendações dadas a Josué, no exato momento em que ele deixava de ser mero auxiliar para assumir a posição de comandante. A instrução era simples e objetiva: Meditar continuamente no que Deus já havia revelado a Moisés, como sendo a Sua vontade, pois dessa forma Josué poderia, não só reinar sobre aquela multidão de judeus, mas também ensinar a cumprir a vontade do Senhor. É bom observar que a escolha de Deus sempre recai sobre aquele que crê, e não tem medo de tomar atitudes, ainda que seja simplesmente pela fé, isto é, fora das razões humanas. Josué havia demonstrado esse tipo de atitude quando foi mandado espiar a terra prometida. Somente ele e Calebe creram que Deus lhes daria a vitória diante de uma situação humanamente impossível. Veja o que eles disseram aos cabeças de tribos que se mostram incrédulos diante da promessa do Senhor. Eis o texto: 

      Se o SENHOR se agradar de nós, então, nos porá nesta terra e no-la dará, terra que mana leite e melTão-somente não sejais rebeldes contra o SENHOR e não temais o povo desta terra, ... (Nu. 14: 8-9).  

       No desenrolar das lutas surgidas em sua gestão, a fé de Josué provocou verdadeiros prodígios. Um deles foi aquele onde ele ordenou que o sol parasse nos céus, para dar tempo de vencer a batalha, e assim aconteceu (Js. 10: 12-13). Com muita propriedade, a história de sucesso de Josué mostrou que realmente Deus honra aos que O honram (I Sm. 2: 30); e que não existem limites para quem tem fé e obedece a vontade do Senhor. 

       Em nossos dias a possibilidade de ser bem-sucedido é ainda muito maior, já que a Palavra do Senhor é revelada diretamente no coração daqueles que creem, pela unção do Espírito Santo, bastando para tal que sejamos obedientes e perseverantes (I Jo. 2: 27). Jesus confirmou isso com palavras bem simples. Veja o texto: 

    Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito. ” (Jo. 15:7) 


       Amigo, a vitória pertence àqueles que confiam e perseveram na Palavra de Deus. Nunca desanime nem se deixe influenciar por aparentes dificuldades, pois tudo é possível ao que crê. Se Josué não tivesse obedecido, lendo as Escrituras e meditando nelas, certamente suas palavras não teriam efeito.  Mas ele fez como Deus mandou, foi bem-sucedido, e morreu em ditosa velhice (Jz. 2: 8).

      Que o Senhor te abençoe e te guarde; que o Senhor faça resplandecer o Seu rosto sobre ti e te dê a paz.