Mensagem

BATISMO COM FOOGO

MSG

      
       Quase ninguém observa, mas o batismo com fogo representa passar por desafios, e vencê-los. Ele é a purificação de nossa alma, mediante o cumprimento do evangelho. Quando João Batista se refere a esse tipo de batismo, podemos levar em conta que é um tipo de batismo que todos os cristãos verdadeiros precisam passar, já que ninguém chega ao Paraíso contaminado de pecados. Portanto, quando sofremos pela causa do evangelho, devemos dar glória a Deus, porque estamos sendo batizados com fogo, para alcançar a salvação. Jesus mostrou que para chegar a ele, precisamos ser batizados com fogo, como ele foi. Veja o que ele disse aos filhos de Zebedeu, quando esses pediram para ficar do seu lado no reino da glória. Eis o texto:

     “... Concede-nos que na tua glória nos assentemos, um à tua direita, e outro à tua esquerda. Mas Jesus lhes disse: ... podeis vós beber o cálice que eu bebo, e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado?” (Mc. 10: 37-38).

        Portanto, o batismo com fogo é a capacidade de fé que o cristão adquire, ao ouvir a Palavra de Deus, para não cair diante das astutas ciladas do diabo (Ef. 6: 16). Isto quer dizer que na medida que congregamos nas igrejas onde pregam a verdade, vamos guardando a Palavra do Senhor em nossos corações. Essa é a parte que Jesus ordenou ao homem (Mt. 28: 20). Assim, aos poucos vamos acumulando a fé que vai nos permitir passar pelo batismo de fogo. Por isso, a melhor igreja a que devemos congregar, ou grupo a que devemos frequentar, é onde melhor se ensina as Escrituras. O apóstolo Paulo mostrou isso, ao descrever sobre o desenvolvimento do evangelho na responsabilidade dos cristãos que viriam depois dele (1 Co. 3: 10 a 15). Muitos hoje procuram as igrejas sem levar em conta que a motivação principal delas é o ensino do evangelho para se chegar à salvação pelos caminhos da Nova Aliança, ou seja, mediante uma aliança com Jesus. Na verdade, aceitar o convite de Jesus é a melhor decisão que podemos tomar na vida. Veja o que ele disse. Eis o texto:

       “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mt. 11: 28-29-30).  

       O jugo que o Senhor nos impõe é o cumprimento do evangelho do reino de Deus que ele propagou na terra. Espiritualmente, ele significa abandonar os costumes pecaminosos do mundo, e viver mediante o que ele nos ensinou. Isto é feito mediante uma aliança com ele, onde o confessamos mediante o batismo nas águas, e ele confirma que nos aceitou com o batismo do Espírito Santo. É a partir dessa aliança – quando já estamos providos do poder do alto - que começamos a passar pelo batismo com fogo, ou seja, a vencer pela fé os desafios que o inimigo lança em nossos caminhos. Isso acontece porque desde o princípio do evangelho, o diabo reage a cada vez que uma alma deixa de se subjugar aos seus domínios, e passa para os domínios do Senhor (Lc. 10: 17-18-19). Na verdade, a Palavra de Deus que aprendemos no dia a dia, é a espada espiritual para lutar contra o inimigo (Ef. 6: 17). Jesus mostrou isso quando foi tentado, e recusou todas as propostas do diabo, mostrando que elas estavam em desacordo com as Escrituras (Mt. 4: 1 a 10). Assim, vence o batismo com fogo, aquele que tem a esada mais afiada guardada no coração.

       Que o senhor a quem servimos possa falar melhor ao seu coração.
 
                                                                  Natanael de Souza