Mensagem

A ARROGANCIA

MSG 838/2021

      
       A arrogância é o veneno espiritual que leva a grande maioria das pessoas ao fracasso, sem que elas percebam seus efeitos. Ela é uma das imperfeições que provocou a queda de Adão, permanece na raiz de nossas atitudes até hoje, e se constitui no obstáculo mais consistente que atravessa no caminho daqueles se propõem viver pela prática dos mandamentos cristãos. Muitos evitam abordar os ensinamentos do Senhor que visam ao aperfeiçoamento espiritual, pelo fato deles exigirem mais esforço. Mas é exatamente a prática dessa parte que nos leva ao caminho da santificação, sem a qual ninguém verá a Deus (Hb. 12: 14). É a parte que pode ser considerada como o caminho estreito, visto que ela combate a arrogância do homem. Veja o que Jesus disse. Eis o texto:

      “Então, convocando a multidão e juntamente os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.” (Mc. 8: 34). 
   
       Mesmo sendo o Filho de Deus, Jesus levou sua cruz até o fim. Portanto, aquele que quer passar pelo caminho que ele conquistou, a preço de sangue, tem de negar os sentimentos imperfeitos do coração, e tomá-lo como modelo, levando também sua cruz. Ela representa o cumprimento de dois mandamentos principais que devemos praticar, ou seja, o amor a Deus acima de todas as coisas; e ao próximo como a nós mesmos (Mt. 22: 36 a 40). Assim, aquele que não praticar esses dois mandamentos, vistos como a lei do amor, não segue a Jesus, e não passará pelo santo caminho, por ser considerado imundo espiritualmente (Is. 35: 8). Deus considera como amor, as atitudes nobres que devemos usar para com nosso irmão, entendendo como tal aquele que se considera espiritualmente filho do mesmo Pai. É um conjunto de comportamentos que visa abrir mão de nossos próprios interesses em favor do próximo, isto é, daqueles que caminham para alcançar o mesmo alvo. Veja como o apóstolo Paulo definiu o amor. Eis o texto:

      “O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” (I Co. 13: 4 a 7).
  
       O arrogante é incapaz de descer do seu pedestal para praticar esse tipo de comportamento. Isso traz grandes decepções para muitos que pensam estar seguindo o caminho do Senhor, pois eles ficam expostos às ciladas do inimigo, e caem com facilidade nos enganos satânicos, entrando pela porta larga, quando consideram que podem servir a Deus e às riquezas (Mt. 6: 13 e 7: 13). Eles esquecem que a riqueza de nosso tempo é a unção espiritual, pois quando buscamos em primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça, o Senhor acrescenta tudo mais que venhamos precisar (Mt. 6: 33). Isso mostra que é Deus, e não nós mesmos quem supre tudo em nossa vida. Por isso, Deus nos adverte de que toda a arrogância será abatida, e a altivez dos homens será humilhada (Is. 2: 17).

       Portanto, amigo, se esforce para praticar a lei do amor, e vencer a imperfeição da arrogância, que tem derrubado milhões de pessoas desde o princípio da criação. Lute para substituir as atitudes de arrogância pelas de humildade (Mt. 5: 3).

       Que o Senhor a quem servimos possa falar melhor ao seu coração.
 
                                                                 Natanael de Souza