Mensagem

Armadilhas do Inimigo

MSG 418 DE 7/10/2014

         “… sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. … porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.” (Ef. 6: 10 e 12).

       Diz as Escrituras que a serpente foi o animal mais astuto criado por Deus na face da terra, e isso se confirmou quando ela conseguiu enganar a mulher, levando-a a iludir também o homem (Gn. 3: 1-4 e 6). Essa capacidade de saber enganar deu origem à posição que ainda hoje, mesmo em decadência, é ocupada por seu espírito, a quem Jesus revelou como sendo satanás (Ap. 12: 9).  Está equivocado quem pensa que a ação da cobra terminou lá no Éden. Ela continua nas regiões celestes, como potestade espiritual, enganando as pessoas que se distanciam de Jesus ou não vivem na prática de seus mandamentos. Entre suas armadilhas comuns estão muitos costumes aparentemente inofensivos, que são adotados pelas pessoas em nossos dias. Eles são formas de pensar e agir que sutilmente levam a desobedecer ao evangelho. Assim, entre outras, estão o ódio, e a mentira. A prática dessas atitudes representam verdadeiros acordos com o diabo, permitindo a entrada e permanência do espírito destruidor na vida das pessoas (Veja Rm. 6: 16).

       Os versículos acima reproduzidos advertem sobre a realidade da situação espiritual em que vivemos. Mostrando o alvo certo para o qual devemos atentar, eles declaram que a origem do mal está no mundo espiritual, não aqui embaixo, mas nas regiões celestes. Isso confirma satanás como uma potestade espiritual, que está no meio dos céus e nos acusa diante de Deus. Ele nutre verdadeiro ódio pelos cristãos porque sabe que vai ser derrubado de lá, por nossa causa, em tempo próximo. Veja o que Jesus mostrou ao Apóstolo João:

      “Ouvi uma grande voz no céu dizendo: Agora é vinda a salvação e o poder e o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, porque foi precipitado o acusador de nossos irmãos, que os acusava de dia e de noite diante do nosso Deus.” (Ap. 12: 10)

Por isso, em nossos dias, ele emprega todo seu potencial de astúcia para enganar o maior numero de cristãos que for possível. Essa é a razão pela qual consegue entrar no sentimento de muitas pessoas – como outrora entrou no de Pedro (Lc. 22: 31) – levando-as a aceitar vários costumes condenados por Deus. O ódio, e a mentira possivelmente são as armadilhas satânicas mais comuns entre as que rondam o coração das pessoas no mundo. A permissão desses sentimentos no coração, simplesmente abre as portas para os domínios satânicos entrarem em formas de doença, roubo, destruição e morte.

       Foi por essa razão que Jesus, apresentando-se como o caminho, a verdade e vida, e mandou perdoar aos que nos ofendem (Jo. 14: 6 e Lc. 6: 37). Obviamente liberar perdão e sustentar a verdade são mandamentos difíceis de ser praticados. Mas o Espírito de Deus muda o nosso sentimento quando vê em nós uma decisão sincera de obedecer a vontade de Deus. Por isso, a chave para matar o ódio através do perdão, e deixar a mentira para falar a verdade, é a nossa decisão sincera de obedecer a Jesus, fazendo o que ele mandou (Lc. 17: 14 e Jo. 2: 5).

       Muitas pessoas acham que podem cumprir todos os mandamentos de Jesus com suas próprias forças. Elas desprezam a função do Espírito Santo em sua vida, pois está escrito que é Ele quem nos guia em toda a verdade (Jo. 16: 13). É por essa razão que milhares de cristãos hoje são derrotados. Eles foram ensinados a amar mais ao mundo do que a Deus (2 Tm. 3: 1 a 4).

       Amigo, o diabo é especialista em sugerir vários tipos de acordos habilmente preparados para serem aceitos por nós, sem que percebamos sua gravidade. Portanto, nunca deixe de cumprir tudo o que Jesus ensinou. Lembre que o conhecimento das Escrituras e o temor de Deus são os fatores que previnem contra o erro e nos conduz à verdadeira sabedoria (Mt. 22: 29 e Pv. 9: 10).

               Que o Senhor te abençoe e te guarde.