Mensagem

Alvo Certo(3)

MSH 366 de 8/10/2013

     “Seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo. E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E, na mesma hora, saiu. ” (At. 16: 17-18).

        Quando perdemos a visão e não conseguimos perceber as coisas que nos cercam, tudo fica mais difícil. Passamos a depender de alguém que nos guie para andarmos no caminho certo, a fim de que não venhamos a sofrer danos, muitas vezes irreparáveis. Sentimos assim em relação ao corpo. Mas além dele Deus nos deu também o espírito (I Ts. 5: 23). Por isso, se olharmos a vida pelo prisma da verdade, descobrimos que precisamos cuidar do espírito da mesma forma que cuidamos do corpo, já que esse não tem vida sem aquele (Ez. 37: 8-9). As Escrituras Sagradas mostram que somos cegos espirituais desde o tempo em que o homem perdeu a comunhão com Deus ainda lá no Éden (Gn. 3: 23). Essa é a razão pela qual precisamos ser guiados pelo Espírito Santo, para andar na verdade, e não cair nas astutas ciladas do diabo (Ef. 6: 11).

        Os versículos que reproduzimos acima relatam sobre uma mulher possuída de espírito imundo que tentou enganar o apóstolo Paulo e outros discípulos quando pregavam o evangelho. Como descreve o texto, através dessa mulher o espírito imundo fingia ajudar Paulo e seus auxiliares, anunciando-os ao povo como servos de Deus. Dentro de nossa visão humana era de se pensar que aquela mulher estava ajudando na pregação do evangelho. Mas isso era um engodo do demônio que nela habitava. Aquele espírito, através dela, dominava sobre a cidade enganando milhares de pessoas (At. 16: 19). Porém Paulo, percebendo o engano, expulsou da mulher o espírito de mentira (At. 16: 18).

        Esse fato, ocorrido em Filipos, cidade da Macedônia (At. 16: 12), deve ser tomado como um exemplo típico da maneira pela qual as coisas acontecem com o cristão que é guiado pelo Espírito Santo. Se agisse pela visão humana, Paulo podia tomar várias outras atitudes. Ele podia mandar aquela mulher embora; ou mandar que não deixassem ela os acompanhar; podia advertir para que ela nada falasse, e assim por diante. Mas agindo pelo Espírito de Deus, o apóstolo simplesmente se dirigiu ao demónio e mandou-o embora. O alvo de Paulo não foi a pessoa daquela mulher; mas o espírito imundo que a possuía.

        Essa e outras centenas de atitudes tomadas por servos de Deus, que produziram resultados altamente produtivos, transformando vidas, transpondo barreiras, derrubando muralhas (Hb. 11: 30), só alcançaram os alvos certos porque foram dirigidas pelo Espírito Santo. Os seres humanos usados para alcançar o sucesso – muitas vezes considerado impossível – creram antecipadamente que o poder de Deus os faria vencer.

        Isso deixa claro que para alcançar a vitória nesse mundo precisamos cuidar do corpo e do espírito. É erro grave cuidar do corpo e deixar o espírito à própria sorte. Veja o que Jesus disse. Eis o texto:

       “Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? …” (Mt. 16: 26).

       
       Amigo, a sabedoria humana sempre foi e continua sendo incapaz de vencer as astúcias do diabo. Portanto, não te deixes iludir.  Busque a Deus em oração e clame para que sejas guiado pelo Espírito Santo. Veja o texto: “… recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas … até as extremidades da terra.” (At. 1: 8). Sem a unção Dele, certamente não venceremos.


       Que o Senhor te abençoe e te guarde.