Mensagem

Alegria no Espírito

MSG 307 = 12/9/2012

“...Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. “ (Rm. 14: 17).

 
       A alegria é um estado de satisfação e felicidade, cada vez mais raro em nossos dias, devido às angústias da vida que aumentam em grandes proporções. Nos tempos antigos a vitória nas batalhas, a abundância nas colheitas, e outros acontecimentos de caráter semelhante, eram motivos de festa e alegria. Mas as coisas vão mudando  na medida em que os tempos avançam. Por isso, os costumes saudáveis que geram contentamento vão se tornando escassos, levando as pessoas a procurar alegria em aventuras e coisas nocivas, que acabam gerando destruição e morte. Isso acontece porque existe uma ação continua das potestades espirituais do mal que atuam nas regiões celestes tentando transformar paz e alegria em angústias e sofrimentos (Ef. 6: 12). Jesus previu isso, declarando que viriam tempos onde a iniquidade se multiplicaria e o amor se esfriaria de quase todos (Mt. 24: 12). Portanto, cremos que muito dos deleites que o mundo oferece hoje são armadilhas das hostes malignas para roubar a fé das pessoas.

       O versículo acima reproduzido faz referência a algumas  características do reino de Deus, mostrando que uma delas é a alegria no Espírito Santo. Com efeito, aqueles que foram chamados para o caminho da salvação, podem observar que quando  buscamos a plenitude do  Espírito do Senhor, a alegria brota em nossos corações, mesmo que tudo esteja girando ao contrário.  Veja a declaração de Davi.“Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do SENHOR!” (Sl. 122:1).  Ele sabia que na casa de Deus poderia esquecer as adversidades do mundo, e encontrar justiça, alegria e paz. Deus confirmou isso, dando a Davi o privilégio de um reinado bem sucedido (Is. 55: 3). Vivemos hoje uma fase mais adiantada,  já que o Espírito de Deus é dado a todos aqueles que O buscam (Joel 2:28). Mas também estamos perto do tempo da grande tribulação, e por isso muito mais expostos às armadilhas do inimigo, que busca avidamente derrubar aqueles que caminham para o reino de Jesus (I Pe. 5: 8).

       Entretanto, mesmo vivendo em meio às orgias do mundo atual, temos plena condição de alcançar o reino de justiça, paz e alegria, se atentamente obedecermos aos mandamentos do Senhor, pois fomos advertidos dos enganos que o inimigo oferece. Veja nas Palavras de Jesus:

      “Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as consequências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço. (Lc. 21: 34). 

       Amigo, o reino de Deus está próximo (Mc. 1: 14-15). Nele nós temos justiça, paz e alegria. Portanto, aquele que não quer perder a coroa da vida, deve ser fiel até a morte (Ap. 2: 10). Busque a alegria que o Espírito Santo te oferece, pois é Ele quem nos guia em toda a verdade. Estamos vivendo o tempo onde muitos não suportam a sã doutrina, e se acercam de mestres segundo suas próprias cobiças (2 Tm. 4: 3). Deixe-os para trás, e busque o Espírito de Deus.

       Que o Senhor possa falar melhor ao seu coração.