Mensagem

AGENTE & FORÇA ESPIRITUAL

MSG 847 DE 24/8/2021

       Muitos acreditam que satanás é a origem do mal. Mas as Escrituras mostram que não é assim, e também deixa claro que ele nunca foi um anjo, à imagem e semelhança de Deus, como é passado para a grande maioria das pessoas. É evidente que massageamos seu ego sujo quando cremos que ele teve uma origem angélica.  Jesus revelou que ele é a antiga serpente (Ap. 12: 9 e 20: 2). Isso não quer dizer que ele traz o corpo físico da cobra, mas o espirito dela. Buscando detalhadamente nos textos bíblicos, chegamos à conclusão de que o diabo surgiu no mundo para pôr em ação o mal que o homem desejou conhecer (Gn. 3: 1 a 7). Portanto o mal já existia, mas de modo inativo, ou seja, era uma força espiritual sem ação. Veja o texto:

        “... eu sou o SENHOR, e não há outro. Eu formo a luz e crio as trevas; eu faço a paz e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas essas coisas.” (Is. 47: 6-7).  

       No corpo físico da serpente, o espirito tinha apenas o dom de saber enganar, por ser o animal mais astuto que o Senhor havia criado (Gn. 3: 1). Porém, não podia mover o mal que já existia antes. Assim, para satisfazer o desejo dos seres humanos, foi necessário que o Senhor viesse a liberar o espírito do corpo da cobra, sacrificando-a e usando sua pele para vestir o casal de transgressores que havia descoberto sua nudez (Gn. 3: 7 e 21). A partir daí, o espírito da serpente passou a ser o agente do mal, sobre a força espiritual que já existia. Isso indica que Deus criou as forças espirituais do bem e do mal, mas para que elas atuem é necessário haver um agente. Por isso, o espírito da serpente se tornou o agente maligno, e domina sobre todos os espíritos que se tornam seus cativos. Um grande exemplo da diferença entre força e agente espiritual, é visto em apocalipse, relatando sobre os quatro cavalos. Se bem observados, nos versículos de 1 a 8 do capítulo 6, podemos entender que os quatro cavalos ali descritos trouxeram força espiritual e não agentes espirituais como a maioria das pessoas pensam. As três forças do bem, estão estabelecidas nos ares à nossa disposição, e a do mal está atuando nos quatro cantos da terra, sob o comando do agente maligno. Veja o texto:

       “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo,” (Ef. 1: 3).   

       O apóstolo Paulo declara aqui que Deus já nos abençoou, dispondo forças espirituais nos ares da terra, que podem ser alcançadas, se agirmos em obediência à Sua vontade. Com certeza, Paulo se refere à força espiritual do evangelho do reino, trazida pelo cavalo branco, à força do Espírito Santo trazida pelo cavalo vermelho, à força da justiça divina trazida pelo cavalo preto, e à força de satanás trazida pelo cavalo amarelo (Ap. 6: 1 a 8). Tudo o que Deus espera de nós, é nos tornarmos agentes das forças do bem, e conhecer a verdade para vencer o mundo e alcançar a salvação (Jo. 8: 31-32). Portanto, não é o Senhor que não quer nos abençoar; é nós quem não fazemos nossa parte em busca-las. Devemos levar em conta que quando passamos pela vida sem tomar posse das forças do bem, caímos nas garras do mal no momento em que morremos.

       Por isso, amigo, comece pelo aprendizado do evangelho, e busque a Deus enquanto é tempo. Conquista sua posição no mundo espiritual enquanto você está aqui, e o espírito da morte não terá poder sobre você (I Jo. 5: 18).

       Que o Senhor a quem servimos nos conceda a força e o poder para vencer todas as coisas.
 
                                                                    Natanael de Souza