Mensagem

PRÉ DERROTADO

MSG 871 = 8/2/2022

A Bíblia mostra que existem duas formas básicas de vencer os obstáculos que surgem em nossa vida. Uma é pela visão humana, e outra pela visão espiritual, sendo que essa última exige o desenvolvimento da fé, ou seja, crer naquilo que não vemos (Hb. 11: 1).  Jesus declarou que somente aquele que crê vê a glória de Deus (Jo. 11: 40). Portanto, para quem quer ser vencedor e não vencido, é importante desenvolver o potencial de fé que existe em cada um de nós, adotando o hábito de ouvir com frequência a Palavra de Deus contida nas Escrituras, e meditar nela (Rm. 10: 17). Esse foi o ensinamento dado a Josué, quando esse defrontou com a grande missão de substituir Moisés que havia morrido (Js. 1: 8). Entretanto, a tendência de adotar o mais fácil, ou seja, ver as coisas apenas pelos limites do mundo físico, tem levado milhões de pessoas a perder a batalha. Um dos maiores exemplos disso aconteceu com o povo de Israel no deserto.  Ainda longe de alcançar Canaã, o Senhor mandou Moisés enviar os chefes de tribos para espiar a terra a ser conquistada. Moisés enviou as doze espias, que foram, e examinaram a terra em todos os aspectos. Ao voltar, dez deles descreveram a terra como muito boa, mas, na visão deles, havia um grande obstáculo. Ela era povoada por homens fortes, descendentes de gigantes, que viam os homens normais como gafanhotos. Isso levou o povo a se revoltar contra Moisés, e pedir até para voltar à escravidão do Egito. Mas dois deles creram que Deus os daria condições de vencer, ou seja, creram na promessa do Senhor. Observe o relato de Josué e Caleb, que viam o obstáculo pela fé.

       “... A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra muito boa. Se o SENHOR se agradar de nós, então, nos porá nesta terra e no-la dará, terra que mana leite e mel. Tão-somente não sejais rebeldes contra o SENHOR e não temais o povo desta terra, porquanto são eles nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, e o SENHOR é conosco; não os temais.” (Nu. 14: 7-8-9).     

       Esses dez espias que viram o obstáculo com as possibilidades humana morreram no deserto. Mas Josué e Calebe lutaram contra as adversidades, conquistaram a terra e nela viveram muitos anos, morrendo em ditosa velhice (Nu. 14: 37-38). Ficou claro que quando cremos nas promessas do Senhor, aumenta infinitamente a possibilidade de vitória. Por isso, nunca devemos aceitar a pré-derrota. Quem não crê no poder de Deus, comete grande erro, e se torna presa fácil do inimigo (Mt. 22: 29). O mundo de hoje está cheio de pessoas com pensamentos semelhantes àqueles dez espias que não chegaram ao fim da jornada. Elas enchem o inferno de escravos, por se considerarem derrotadas previamente, desprezando a Palavra de Jesus. Portanto, irmãos, nunca questione o poder de Deus em todas as Suas promessas. Quando tudo parecer impossível, lembre-se de que, se crermos no poder de Deus, nossas possibilidades não têm limites. Veja a afirmação de Jesus. Eis o texto:

       “Em verdade vos digo que quem disser a este monte: Levanta-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se faz o que ele diz, assim lhe será feito.” (Mc. 11: 23).         

       Ao longo da história humana tem sido provado que o mundo espiritual existe, e é superior ao nosso. Essa é a razão de Jesus declarar que os verdadeiros adoradores adoração ao Pai em espírito e em verdade, e não por vistas (Jo. 4: 23). O Senhor trabalha para a evolução de nossa comunhão com Ele. Por isso, fuja daqueles que condenam a visão espiritual, porque certamente o propósito deles é te manter cego da verdade.

       Que o Senhor possa te abençoar mais e mais.
 
                                                            Natanael de Souza