Mensagem

OUVIR A PALAVRA

MSG 883 DE 19.07,2022

      Na maioria das vezes passamos por textos valiosos dos ensinos de Jesus, e não percebemos sua profundidade. Por isso, devemos pedir ao Espírito Santo para que nossa atenção seja despertada, a fim de encontrar aqueles que Ele quer nos instruir, pois é Ele quem nos guia em toda a verdade (Jo. 16: 13). Precisamos levar em conta que lidar com a Palavra de Deus exige atenção especial, pois ela é o caminho que nos conduz à vida eterna, e como tal é visada pelo inimigo, para que não venhamos a entender, ou não encontrar os detalhes mais importantes (Mt. 4: 6-7). Se não atentarmos para o fato de que é o Espírito de Deus que nos guia, corremos o risco de nunca descobrir detalhes preciosos das promessas de Jesus que estão à nossa disposição. Portanto, devemos meditar nos textos bíblicos, e não limitar apenas aos ensinos de nossos mestres, pois a entrada no reino de Deus exige esforço (Lc. 16: 16). O texto que abaixo transcrevemos, traz um detalhe de grande importância, que raramente paramos para observar. Veja:

      “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.” (Jo. 5: 24).  

       Ele mostra que aquele que crer em Deus, e der ouvidos ao que Jesus ensinou, passa da morte para a vida eterna e não será condenado. Isso quer dizer quando cumprimos de fato os mandamentos do Senhor, a morte não nos causa impacto. É difícil alcançar esse nível de perfeição espiritual, mas não é impossível. O apostolo Paulo sabia disso (Fp. 1: 22-23). As Escrituras mostram que o caminho da salvação tem o perfil de uma escada, onde subimos de degrau em degrau até chegar ao topo (Gn. 28: 12-13). Assim, cada degrau representa um desafio que exige tolerância, abnegação e esforço que devemos empregar, abrindo mão de nossos próprios desejos (Mc. 8: 35). Portanto, para ir ao topo, e alcançar a promessa precisamos ser perseverantes (Hb. 10: 36). É importante ter em conta que tudo começa com um bom ensino do evangelho, que nos desperte a fé. Veja o texto:

       “...  Isaías diz: Senhor, quem creu na nossa pregação? De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” (Rm. 10: 16-17).

       Portanto, todo o cristão deve procurar congregar em lugares onde se leva a sério o valor de um bom conteúdo de ensino da Palavra, pois quanto melhor for a qualidade desse ensino, maior é a chance de vencer os desafios, e de se aperfeiçoar espiritualmente (Mt. 5: 48). O apóstolo Paulo mostra que, quem têm uma visão fraca do evangelho, não passa no julgamento da Palavra, quando morre, e tem de passar centenas de anos nos domínios satânicos, até chegar o juízo final (Hb. 9: 27 e I Co. 3: 15). Isso mostra que o cristão deve ser prudente e procurar congregações que priorizam ensino do evangelho (Mt. 6: 33). Jesus recomendou cautela a esse respeito, para evitar que os falsos profetas nos enganem (Mt. 7: 15). Por isso, é importante o cristão ter a consciência de que não deve se deixar levar por qualquer tipo de sentimento, e usar de prudência e coragem, pois são esses dois tipos de atitudes que fazem parte do caráter dos maiores vencedores (Jz. 7: 2 a 7). Portanto, é importante buscar um bom conhecimento da Palavra do Senhor, e orar sempre para que o Espírito Santo revele a Palavra do Senhor em nosso coração, mostrando a verdade, que muitas vezes está nas entre linhas da Bíblia, e nós passamos por ela e não notamos (I Jo. 2: 27).  

       Que o Senhor a quem servimos possa falar melhor ao seu coração.
 
                                                                  Natanael de Souza