Mensagem

ENSINAR A VERDADE

MSG 853 = 05/10/2021

      Ninguém pode ensinar a Bíblia de forma correta, se agir individualmente, desprezando os contextos que confirmam o sentido da verdadeira vontade de Deus descrita no texto escolhido. Quem faz isso, demonstra a clara intenção de impor sua vontade pessoal, abandonando a vontade do Senhor.  Jesus foi o grande exemplo de que nunca devemos impor nossa vontade própria. Na tentação do deserto, ele tinha toda a unção necessária para vencer o diabo, mas preferiu usar a Palavra de Deus já descrita nas Escrituras, como espada de combate, para mostrar a satanás que suas propostas feriam a vontade do Senhor (Mt. 4: 1 a 10). Essa atitude foi um modelo de postura obediente que deve ser adotado por seus seguidores, em situações semelhantes. Veja como ele cumpriu rigorosamente, considerando o que já estava escrito, e colocando sua postura conforme na orientação contida no contexto de provérbios. Eis o texto:  

        “Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, ... Não sejas sábio aos teus próprios olhos; ...” (Pv. 3: 5-6-7).   

       O procedimento de Jesus encaixa com perfeição nesse texto, e deixa claro que ele fez isso para nos ensinar a maneira pela qual devemos agir hoje. Entretanto, é de se observar que a prática dessa postura exige conhecimento da Palavra do Senhor, sem o qual corremos o sério risco de ser vencidos pelo inimigo (Mt. 22: 19). Essa é a razão pela qual Jesus manda permanecer em seus ensinos para conhecer a verdade e ser liberto (Jo. 8: 31-32). Em nossos dias, satanás tem aplicado várias estratégias, para impedir que a santa Palavra seja ministrada corretamente. Ele sabe que, falsificando-a, erramos o caminho e caímos em suas mãos (Mt. 23: 15). Para isso, levanta falsos mestres, sem a chamada de Deus, que não conseguem identificar quando estão indo para trevas em vez de luz (Jo. 6: 44).  Fantasiados de líderes espirituais enganam as ovelhas do Senhor, e são considerados como ladrões de ovelhas (Jo. 10: 27). Esse é um dos caminhos que conduz à formação da igreja prostituída, com o nome de babilônia, e que será julgada nos últimos dias (Ap. 17: 1 a 6).  O apóstolo Paulo deixou uma séria advertência a respeito da importância de um bom conteúdo no ensino da santa Palavra. Comparando-a com a construção de um edifício, que pode resistir ou não o dia da adversidade, Paulo mostra que esse edifício pode prevalecer ou ser queimado, dependendo da qualidade de seu conteúdo. Isso quer dizer que quem não tiver o conhecimento correto das Escrituras, se arrisca a não alcançar a vida eterna. Veja o texto:

     “... ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo. Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo (será) revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará.” (I Co. 3: 11 a 15).  

       Isto indica que a qualidade do ensino do evangelho é de grande importância para a salvação da alma. Portanto, irmãos fuja daqueles que se julgam sábios aos seus próprios olhos, abandonando as confirmações da vontade de Deus, e colocando seus próprios interesses no ensino da Palavra do Senhor (Ap. 18: 4).

       Que Deus nos conceda a força e o poder para vencer todas as coisas.
 
                                                                    Natanael de Souza