Mensagem

A EFICÁCIA DO EVANGELHO

MSG 865 = 28.12.2021

       Instruindo os saduceus, Jesus mostrou que estamos sujeitos a errar quando não conhecemos as Escrituras nem o poder de Deus (Mt 22: 29) Nessas condições, ficamos vulneráveis aos enganos de satanás. Isso é uma indicação certeira de que no caminho para a vida eterna vence aquele que tem no coração um conteúdo mais perfeiçoado do evangelho, pois esse pode usar a Palavra de Deus como sua espada de batalha, como foi demonstrado por Jesus (Mt. 4: 3 a 7). Talvez essa tenha sido a razão de Deus haver mandado Josué meditar nas Escrituras dia e noite, advertindo-o de que esta era a formula que o leveria a prosperar em tudo quanto fizesse (Js. 1: 8). Isso nos leva a admitir que é crucial para o seguidor de Cristo congregar em igrejas que têm um bom ensino do evangelho, pois quando temos que lutar contra o inimigo, é o evangelho que representa a espada do espírito (Ef. 6: 17).  Comparando a edificação do evangelho no coração das pessoas, com a construção de um edifício, o apóstolo Paulo faz a seguinte consideração. Veja o texto:

      “..., lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica. Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo. Contudo, se o que alguém edifica... é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, manifesta se tornará a obra de cada um;” (I Co. 3: 10 a 13).  
   
        Paulo deixa claro que o ensino de nossos líderes vai ser testado mais hoje ou mais amanhã. A ganância do dinheiro e a falta de preparo de muitos deles leva à tendência de tentar impedir que as pessoas mudem de igrejas, e consequentemente fiquem restritas ao que eles ensinam. Aqueles que fazem isso, não têm uma visão verdadeira do que representa conduzir uma alma à vida eterna, e muitas vezes, aconselhando mal, impedem suas vítimas de buscar um melhor conhecimento do evangelho de Jesus. Isso tem sido feito até com ameaças de maldição, por parte daqueles que não se interessam pelo desenvolvimento espiritual das pessoas. Isso vai ocasionar o sofrimento de muitas almas no inferno, isto é, aquelas que, por ficarem agarradas numa igreja, não buscam evoluir seus conhecimentos. Veja o texto:

       “Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão; se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo.” (I Co. 3: 14-15).  

       No momento em que morremos, a Palavra de Jesus é o fiel da balança na decisão de nosso destino (Jo. 12: 48). Portanto, se a Palavra que estiver em nosso coração for equivalente a um edifício de palha, certamente o anjo do Senhor não virá nos levar (Sl. 34: 7 e Lc. 16: 22). Nesse caso, mesmo tendo a promessa de salvação, vamos ser obrigados a esperar o Juízo final para o ultimo julgamento de nossas obras (Ap. 20: 13).

       Irmão, nunca permita que alguém atrapalhe seus caminhos espirituais. Lembre-se de que isso pode te custar muito caro, ou seja, muitos anos no fogo do inferno. Portanto, não importa o que sua liderança possa pensar. Seja prudente e valente, não permitindo que os interesses de pessoas incompetentes te desviem dos retos caminhos do Senhor, mesmo porque elas exigem de você aquilo que nem elas fazem (Mt. 23: 4).

    Que o Senhor possa falar melhor ao seu coração.
 
                                                  Natanael de Souza