Mensagem

A Voz da Verdade

MSG 458 02/09/2015

       "Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz.” (Jo. 18: 37). 

  
       No princípio da criação o homem tinha perfeita comunhão com Deus, mas foi cortado por causa da desobediência (Ez. 28: 15). A partir daí a terra foi dominada pelo espírito da serpente, que passou a ser tido como diabo, o pai da mentira (Lc. 4: 6 e Jo. 8: 44). Essa foi a razão pela qual o mundo se desligou do conhecimento da verdade e passou a viver da mentira, alimentando o mesmo perfil dos acontecimentos ocorridos no jardim do Éden. Essa visão da história humana mostrada pela Bíblia deixa claro que a verdade é aquilo que vem de Deus, e fora disso tudo gira em torno da mentira. A grande motivação que levou Jesus a ser rejeitado e perseguido, foi o fato de ser ele o representante da verdade pela revelação da vontade divina.


       O versículo que transcrevemos acima reproduz uma parte do diálogo havido entre Jesus e Pilatos. Movidos pela inveja os religiosos da época acusavam o Senhor de querer ser rei e tomar os domínios do imperador romano. Como fiel representante daquele império, Pilatos quis saber se verdadeiramente Jesus se considerava rei, já que isto representava ameaça aos domínios de um reino que não conhecia os planos de Deus nem o mundo espiritual. Na verdade Jesus era rei, mas numa dimensão que os reis da terra desconheciam. Isso quer dizer que antes da vinda de Jesus o mundo vivia em trevas espirituais. Jesus não negou seu objetivo quando declarou a Pilatos que viera ao mundo para trazer a verdade. Mas isso provocou a indagação de seu inquiridor, levando-o a perguntar o que era a verdade (Jo. 18: 38).  Essa pergunta foi uma clara demonstração de que antes da vinda de Jesus o mundo era dominado pela mentira, ou seja, com raras exceções os homens nasciam e morriam apenas com a pobre e curta visão da vida material, mesmo porque o mundo jazia no maligno (I Jo. 5: 18-19). 

 
       Nos dias atuais ainda vivemos entre a verdade e a mentira. Porém, pela graça divina podemos adquirir a clara visão da verdade sobre outro reino, o reino de Deus, trazido até nós pela revelação de Jesus Cristo. Veja o texto:


      E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o Reino de Deus, respondeu-lhes e disse: O Reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Ei-lo ali! Porque eis que o Reino de Deus está entre vós.” (Lc. 17: 20-21).

   
       Portanto, temos duas opções: podemos continuar vivendo na mentira, fazendo tudo o que a natureza do pecado pede; ou nos esforçar para viver pelas verdades contidas no evangelho. A verdade revelada por Jesus mostra que a morte leva nosso corpo físico, mas não pode levar nosso corpo espiritual (I Co. 15: 44 e Lc. 16: 22-23). Entretanto, quando não vivemos na verdade, a mentira pode nos levar a uma longa vida de muitas dores, nos transformando em escravos do inferno. Isso acontece porque perante a reta e imutável lei divina todos nós colhemos o que plantamos. Veja o que nos admoesta o apóstolo Paulo:


      Não vos enganeis; de Deus não se zomba. Pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará: porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará vida eterna.” (Gl. 6: 7-8).


       Uma análise baseada nos textos bíblicos indica que muitas pessoas viveram ricamente aqui, mas depois de mortas devem estar amargando decepções e sofrimentos em vida espiritual, pelo fato de não terem buscado a verdade enquanto tiveram tempo. Elas foram alertadas, mas não deram importância. Veja o Deus mandou o profeta falar:


      Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.” (Is. 55: 6).

 
       Portanto amigo, não se deixe enganar pelas mentiras que o diabo implantou no mundo ao longo de seu domínio exclusivo. Busque a verdade trazida por Jesus Cristo. Viver segundo os mandamentos do evangelho exige esforços e sacrifícios. Mas te dá a certeza da vitória em vida física e em vida espiritual.  Lembre que o tempo de vida aqui é muito curto em comparação ao que vamos passar em vida espiritual.  Considere isso, e não aceite trocar o gozo de Deus pelas mentiras do diabo. Tudo o que precisamos para alcançar os céus, é obedecer a Deus segundo a revelação contida em Sua Palavra.

       Que o Senhor te abençoe e te guarde.