Mensagem

VISÃO ESPIRITUAL

MSG 566 = 24/10/2017

       Ao ser questionado pelos saduceus sobre a doutrina da sucessão prevista na Lei de Moisés, Jesus declarou que eles estavam errando, em razão de não conhecer as Escrituras nem o poder de Deus (Mt. 22: 29). Em nosso tempo acontecem fatos semelhantes, relacionados a outras partes da Palavra de Deus. Um deles é o que ensina as pessoas a desacreditar na possibilidade de perceber o que acontece mundo espiritual. Esse tipo de ensino é um erro muito grave, porque impede os discípulos de Jesus de evoluir no caminho de retorno à comunhão com Deus. Quem estuda a Bíblia com bom senso descobre facilmente que o homem perdeu a visão espiritual quando se afastou da comunhão com seu Criador, e pode recuperá-la normalmente, na medida em procura retornar ao seu estado original. Essa é a razão pela qual os profetas têm a visão da dimensão espiritual, e o homem incrédulo não tem. Veja o que disse o profeta Elizeu a seu ajudante Geazi, quando esse temeu aos inimigos que os cercavam. Eis o texto:  

            “... não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. E orou Eliseu e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o SENHOR abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu. “(2 Re. 6: 16-17).  

      O texto mostra que o profeta tinha perfeita convicção de que estava espiritualmente protegido; mas seu ajudante, nada percebia devido à sua incredulidade. Entretanto, a pedido de Eliseu, houve uma concessão de Deus e Geazi pôde perceber o que estava no mundo espiritual. Isso deixou claro que, mesmo sendo cego do espírito, o homem pode evoluir e ver distintamente as coisas do mundo oculto, se buscar a comunhão com Deus, mesmo porque a cura desse mal já foi determinada pela vitória de Jesus (Is. 53: 5). Portanto, quem ensina que ter visões espirituais é coisa do diabo, impede ou tenta impedir a evolução espiritual das pessoas.

       Obviamente, a visão se processa de acordo com o nível de nossa comunhão. Se vivemos em sintonia com coisas ruins, vamos realmente atrair as ações dos demônios; mas se vivermos na obediência à santa Palavra, certamente vamos ter visões das coisas de Deus. É lógico que essa última é mais difícil de alcançar, já que depende de nossa santificação (Hb. 12: 14). Mas não devemos ignorar a verdade, pois quase toda a Escritura Sagrada foi revelada através de visões espirituais. Jesus deixou um ensinamento a esse respeito. Veja o texto:

       “... se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; mas, se forem maus, o teu corpo ficará em trevas. Se, portanto, todo o teu corpo for luminoso, sem ter qualquer parte em trevas, será todo resplandecente como a candeia quando te ilumina em plena luz.” (Lc. 11: 34 e 36).  

       Em outra parte, ao avaliar a ação dos fariseus que escandalizavam de sua Palavra, Jesus os classificou de cegos guiando outros cegos, advertindo que ambos cairiam no barranco (Mt. 15: 12 e 14). Em nossos dias há quem insista em ensinar a seus fiéis que a visão só acontece com quem está perturbado espiritualmente. Isso é um indicativo de que a mentalidade dos fariseus, criticados por Jesus, continua entre nós, apesar dos dois mil anos transcorridos. Por isso, o cristão que foi chamado pelo Senhor, deve orar pedindo ao Espírito Santo que o ensine a descobrir a verdade nas entrelinhas da santa Palavra. Ele nos promete revelar quando empregamos esforço em descobrir a verdade. Veja o texto:

      “Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes. “(Jr. 33: 3).  

       Amigo, a vitória pertence aos prudentes e corajosos (Jz. 7: 6). Portanto, não aceite ninguém inibir a revelação da verdade que o Espírito Santo trouxer ao seu coração (I Jo. 2: 27). Lembra que é mais importante agradar a Deus que aos homens (At. 5: 29).   
  
       Que Deus assim nos conceda a graça e o poder para vencer todas as coisas.
 
                                                                          Natanael de Souza