Mensagem

A Videira Verdadeira

MSG 219 – 14=12=2010

                “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor “ (Jo. 15: 1)   

       Esse versículo explica nosso relacionamento com Jesus, prefigurado numa videira plantada e tratada por Deus, como o agricultor. Ao descrever o exemplo, o Senhor fez questão de se comparar a uma videira verdadeira, levando-nos a deduzir que existe também a videira não verdadeira. Com efeito, podemos observar que o mundo de hoje está dividido entre a verdade e a mentira. A verdade, restaurada por Jesus, que trouxe a nós a revelação da vontade divina; e a mentira, a natureza da serpente a quem Adão deu ouvidos lá no Éden. Essa última está em decadência, mas ainda vai permanecer até a volta do Senhor. 

       Sabemos, então, inicialmente, que todos aqueles que vivem segundo os rudimentos do mundo (Gl. 4: 3), estão na videira mentirosa, e são alimentados – espiritualmente – pelo que ela oferece. Porém, é importante observar que grande parte daqueles que julga estar se alimentando da videira verdadeira, não estão fazendo corretamente, e correm o perigoso risco de serem decepcionados.

       Observem que a situação exemplificada por Jesus considera o cristão como um ramo se alimentando diretamente do tronco, sem intermediários. Isso quer dizer que para o cristão se alimentar corretamente não deve haver mediador entre ele e Jesus Cristo. Com toda certeza, essa é a razão de estar declarado nas Escrituras que é a unção do Espírito Santo quem nos ensina. Veja o texto: 

       “Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou. ” (I. Jo. 2: 27).

       Esse versículo confirma a Palavra dada a Isaias, onde se declara que todos serão ensinados do Senhor (Is. 54: 13). Por isso, é necessário considerar que a função de nosso líder espiritual, seja qual for o ramo cristão, é de nos conduzir à descoberta da verdade contida nas Escrituras, sem, contudo, impedir aquilo que vem no coração de cada um pela revelação do Espírito Santo, pois Ele é o Espírito que Deus enviou para nos ensinar (Jo. 16: 13). Assim, a partir do momento em que deixamos de obedecer aquilo que o Espírito Santo nos põe no coração, temendo desagradar as lideranças humanas, negligenciamos o alimento da videira verdadeira. Caso semelhante aconteceu com Nicodemos. O Espírito o tocou a respeito de Jesus. Mas ele teve medo de desagradar os fariseus (Jo. 3: 1). 

      Portanto amigo, não te esqueças de que Deus não se agrada de medrosos. Se você tem convicção de que o Espírito Santo apontou para determinada direção, “vai fundo”, ainda que os homens inicialmente te desaprovem, pois é melhor ser julgado pelos homens que por Deus. Muitos cristãos capazes de dar grandes frutos, deixa passar a oportunidade oferecida por Deus, por temer as lideranças humanas e se alimentar da videira errada.


      Que o Senhor possa falar melhor ao seu coração.