Mensagem

A SEMENTE MAL LANÇADA

MSG 586 = 13/03/2018

       O processo de conversão ao cristianismo começa pelo arrependimento de pecados, desde o tempo em que foi estabelecido o reino de Deus na terra (Mt. 3: 2). Porém, para que a pessoa se arrependa, é necessário que a evangelizemos, a fim de que ela possa comparar entre os caminhos do mundo e o de Deus. Se optar pelo que pregamos, certamente foi convencida de seus pecados, e vai aceitar Jesus como seu único e exclusivo salvador (Jo. 16: 8-9). Através de uma parábola Jesus comparou a evangelização ao processo de semear sementes, e mostrou como estamos sujeitos a perder a demanda para o inimigo, dependendo da eficiência de nosso trabalho. Veja o que ele disse. Eis o texto:

      “Este é o sentido da parábola: a semente é a palavra de Deus.  A que caiu à beira do caminho são os que a ouviram; vem, a seguir, o diabo e arrebata-lhes do coração a palavra, para não suceder que, crendo, sejam salvos..” (Lc. 8: 11-12).    

       No momento em que lançamos a Palavra, o inimigo está atento (I Pe. 5: 8).  Por isso, quando lançamos mal a semente da verdade, ele vem, e se a pessoa não tiver entendido bem nosso ensinamento, a lembrança da Palavra é tirada, para que não haja salvação (Mt. 13: 19). Como consequência, mesmo a pessoa frequentando socialmente a igreja, não tem a Palavra do evangelho impressa no coração como é do plano de Deus (Jr. 31: 33). Nessas condições, ainda que essa pessoa seja batizada nas águas, não acontece o batismo com Espírito Santo, porque a lei do Senhor não está no coração da pessoa. Isso quer dizer que a vítima vai viver apenas de aparência, já que não tem a raiz espiritual plantada (Lc.8:13). Na grande maioria das vezes é nossa falha que dá origem a uma semente mal lançada.

       Esse tipo de falha compromete o batismo com o Espírito Santo, pois Jesus não vai responder a busca enquanto a Palavra da verdade não estiver impressa no coração da pessoa, mesmo porque é isso que a caracteriza como membro verdadeiro de sua igreja. Sem esse batismo a pessoa não vai conseguir cumprir os mandamentos do Senhor, muito menos perdoar para ser perdoada (Mt. 6: 14-15).

       As igrejas de nossos dias estão cheias de pessoas que não têm a unção de Deus, e não sabem porque buscam e não recebem. Isso acontece porque elas vivem em desacordo com as Escrituras. Jesus promete a unção quando cremos nele COMO DIZEM AS ESCRITURAS (Jo. 7: 38). O problema tem origem na semente que plantamos mal quando a evangelizamos. Essa é a razão pela qual os responsáveis por igrejas devem ter em primeiro plano o ensino do evangelho. Seus seguidores não têm muita culpa de terem sido mal evangelizados, e poderão até ser salvos, mas com muitas dores. Veja o que disse o apóstolo Paulo. Eis o texto:

     “Segundo a graça de Deus, que me foi dada, lancei o fundamento como sábio construtor; e outro edifica sobre ele. Porém veja cada um como edifica...  se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas o tal será salvo, todavia como através do fogo.” (I Co. 3: 12 e 15).    

       O mau evangelizador pode ser visto como aquele que se apodera das ovelhas do Senhor, e julga no direito de espanca-las. Ele não acata os mandamentos do evangelho onde determina que os seguidores de Cristo não podem ser pastoreados por força, por violência, nem torpe ganância, mas pelo Espírito (I Pe. 5: 2). Jesus nos advertiu contra eles, mostrando-os como árvores, e mandando que os avaliemos por seus frutos (Mt. 7: 16). Mas os predadores espirituais vivos na terra, ou seja, os falsos, têm interesse em manter suas vítimas na obscuridade do conhecimento do evangelho. Eles omitem o ensino da verdade, como precaução para não perder a ovelha de Jesus que caiu em suas mãos. Esse foi o motivo pelo qual Jesus nos advertiu com insistência a respeito deles. Veja o texto:

      “Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores. Pelos seus frutos os conhecereis....” (Mt. 7: 15-16).     

       Amigo, a prudência é uma das coisas que Deus mais requer em nós. Portanto, se você não quer ser enganado, não permita que ninguém tome a coroa que o Senhor tem para você. Analise se aqueles que se propuseram a te ensinar estão levando a verdade ao seu coração. Compare com os textos bíblicos os ensinos que eles te passam, pois se você fizer isso, certamente o Espírito Santo vai mostrar a verdade (I Jo. 2: 27).

       Que Deus, por sua graça, nos conceda a força e o poder para vencer todas as coisas.
 
                                                               Natanael de Souza